Paulo Cesar da Luz

[email protected] Com mais de 20 anos de experiência em comunicação, traz para a coluna uma análise detalhada sobre os movimentos da política nacional e os bastidores do poder.


Cassação de Glauber Braga não deve ser amenizada na CCJ 1o3q45

Com minoria no colegiado, deputado federal Glauber Braga busca apoio popular para reverter cenário em plenário j332o

Glauber Braga e a luta para manter o mandatoGlauber Braga e a difícil missão de sobreviver ao crivo da CCJ – Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados/ND

Com mandato ameaçado, o deputado Glauber Braga (Psol-RJ), tenta evitar cassação. O recurso apresentado por ele, será votado nesta terça-feira (29), na reunião da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

Na semana ada, Braga sofreu mais uma derrota, quando o relator, deputado Alex Manente (Cidadania-SP) rejeitou as alegações apresentadas pelo colega Glauber Braga. Na ocasião, a sessão foi suspensa após pedido de vista coletiva.

O problema para o deputado está na composição da CCJ. A maioria é contrária a linha ideológica de Braga e isso já sinaliza uma nova derrota na Comissão. Se o recurso do parlamentar for rejeitado em definitivo na CCJ e o relatório de Manente aprovado, o processo de cassação vai  a plenário.

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) se comprometeu em não pautar a matéria pelos próximos 60 dias. O acordo foi formado após Braga ficar nove dias acampado na sala do conselho de ética da Câmara, onde promoveu uma greve de fome no período.

Glauber Braga recorreu à CCJ e pediu arquivamento do pedido de cassação – Foto: Luiz Rodrigues/NDTVGlauber Braga recorreu à CCJ e pediu arquivamento do pedido de cassação – Foto: Luiz Rodrigues/NDTV

Motivo da denúncia contra Glauber Braga 293f4k

O pedido de cassação do mandato de Glauber Braga foi motivado por uma confusão em que o parlamentar se envolveu em 2024. Ele é acusado de quebra de decoro, por ter agredido um integrante do MBL (Movimento Brasil Livre).

O deputado foi denunciado pelo partido Novo por expulsar da Câmara com empurrões e chutes o militante, Gabriel Costenaro. A cena foi gravada e serviu como prova na discussão no conselho de ética da Câmara dos Deputados.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Paulo Cesar da Luz p5o3k

Paulo Cesar da Luz

Lula indica Carlos Brandão como ministro para vaga no Superior Tribunal de Justiça s23q

O nome do desembargador Carlos Brandão é anunciado mais de meio ano após posto ser deixado por uma a ...