CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo Rodrigues na presidência 734769

Ação será relatada pelo ministro Gilmar Mendes 1p1d51

CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo Rodrigues na presidênciaCBF aciona STF para tentar manter Ednaldo Rodrigues na presidência – Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) recorreu ao STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quinta-feira (15), contra a decisão do TJRJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) pelo afastamento de Ednaldo Rodrigues da presidência da entidade.

“Não há dúvida, portanto, de que a manutenção dos efeitos da decisão impugnada comprometerá gravemente a autoridade do Supremo Tribunal Federal, instaurando um cenário de instabilidade institucional, quebra de segurança jurídica e descrédito das decisões desta Corte junto à comunidade jurídica nacional e internacional”, disse o pedido da CBF.

CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo 261g2w

Segundo a CBF, o STF teria de reconhecer a ilegalidade da nomeação de Sarney como interventor e pede que seja mantida a decisão do ministro Gilmar Mendes para que os dirigentes eleitos continuem na confederação. As informações são do Estadão.

CBF aciona STF para tentar manter Ednaldo – Foto: Divulgação/CBFCBF aciona STF para tentar manter Ednaldo – Foto: Divulgação/CBF

Ednaldo Rodrigues foi afastado após decisão do desembargador Gabriel de Oliveira Zefiro, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), depois que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pediu a apuração de fraude na do ex-presidente da entidade coronel Nunes no acordo que havia estabilizado Ednaldo no cargo.

Ednaldo afirma que não houve falsificação. Ainda cabe recurso. Como a decisão foi monocrática (definida por apenas um desembargador), é possível protocolar um agravo interno, que funciona como um recurso utilizado para impugnar decisões monocráticas. O objetivo seria levar a questão ao conhecimento do órgão colegiado para que este se pronuncie. Este movimento pode ser feito pela CBF, por terceiro prejudicado e pelo Ministério Público.

Ednaldo Rodrigues, novo presidente da CBF. Se não atrapalhar, já está ajudando – Foto: Lucas Figueiredo/CBFEdnaldo Rodrigues, novo presidente da CBF. Se não atrapalhar, já está ajudando – Foto: Lucas Figueiredo/CBF

A entidade pode recorrer a instâncias superiores, conforme o Código de Processo Civil. A CBF também pode tentar apresentar embargos, apelações ou recursos especiais e extraordinários.

*Com informações do Estadão.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Paulo Cesar da Luz

Filiação de Derrite é o símbolo da aliança entre Progressistas e PL de Jair Bolsonaro 3lp62

Durante evento em que assinou a ficha do PP, Guilherme Derrite disse que o grupo vai decidir o nome ...

Esplanada

Bando que metralhou carro de diretor de presídio tinha 21 faccionados no comboio l45g

A Polícia Federal vai entrar forte na investigação e não vai deixar barato para o bando do braço da ...