Lula anuncia ida ao funeral de Pepe Mujica no Uruguai: ‘uma figura excepcional’ 4q5y5s

Presidente da República cancelou agenda de sexta-feira (16) no Espírito Santo para se despedir do ex-presidente uruguaio 724m1j

Governo confirma ida de Lula ao Funeral de Pepe Mujica. Na foto, os dois estão de mãos dadasMontevidéu, 05/12/2024 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul ao ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica. Foto: Ricardo Stuckert/PR – Foto: Ricardo Stuckert/PR/ND

O governo brasileiro confirmou a ida de Lula ao funeral do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, que morreu nesta terça-feira (13). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta quarta-feira (14), que ao retornar de viagem da China a Brasília vai emendar com uma ida a Montevidéu.

A ida de Lula ao funeral vai alterar sua agenda. Estava prevista a participação do presidente na cerimônia de entrega de 917 unidades habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida na cidade de Linhares (ES).

Lula também participaria de uma cerimônia com quilombolas de Sapê do Norte para celebrar a inclusão de quilombos no Acordo do Rio Doce, que prevê pagamento de compensações aos atingidos pelo rompimento da barragem de Mariana (MG).

Ida de Lula ao funeral 1m11y

Porém, a morte de Pepe Mujica alterou os planos. O governo confirmou a ida de Lula ao funeral. Ele viaja ao país vizinho após chegar em Brasília, depois de viagens à Rússia e à China.

O petista disse que ficou muito triste com a notícia da morte de Mujica e que o mínimo que tem de fazer é se despedir. Ele afirmou que conhece muitos políticos, mas que nenhum tem a grandeza da alma de Mujica.

13.05.2025 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante a cerimônia de  de Atos, em Pequim – Foto: Ricardo Stuckert / PR/ND13.05.2025 – Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e o Presidente da República Popular da China, Xi Jinping, durante a cerimônia de de Atos, em Pequim – Foto: Ricardo Stuckert / PR/ND

“Era um ser humano muito importante para a democracia, para os setores progressistas, para a esquerda”, lembrou Lula. “Ele era efetivamente uma figura excepcional”, completou.

Segundo o presidente, no último encontro entre eles, em março ado na posse do presidente Yamandu Orsi, teve a certeza de que era a última vez que estavam se encontrando em vida.

“Ele mesmo dizia que estava no fim. Ele não escondeu nenhuma vez à evolução da doença”, afirmou Lula. “Ele me disse ‘Lula, estou indo embora’. A carne se vai, mas as ideias ficam. Espero que as pessoas tirem proveito das ideias e do ensinamento do Pepe Mujica”, declarou o petista, na manhã desta quarta em Pequim.

Em publicação nas redes sociais, Lula disse que amanheceu com a triste notícia, se solidarizou com os familiares de Pepe Mujica e destacou seu legado.

“Sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas. E de que a coragem e a força podem vir acompanhadas da humildade e do desapego”, escreveu.

O presidente brasileiro disse ainda que Mujica defendeu a democracia como poucos e nunca deixou de lutar contra desigualdade.

“Sua grandeza humana ultraou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial. A sabedoria de suas palavras formou um verdadeiro canto de unidade e fraternidade para a América Latina. E sua forma de compreender e explicar os desafios do mundo atual continuará guiando os movimentos sociais e políticos que buscam construir uma sociedade mais igualitária”, publicou Lula.

Em 5 de dezembro do ano ado, quando esteve no Uruguai para a Cúpula do Mercosul, Lula visitou Mujica em sua chácara, nos arredores de Montevidéu. E presenteou o amigo com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta condecoração oferecida pelo chefe de Estado brasileiro a cidadãos estrangeiros.

“Essa medalha que eu estou entregando ao Pepe Mujica não é pelo fato de ele ter sido presidente do Uruguai. É pelo fato de ele ser quem é”, disse Lula na época.

Em nota, o ministério das Relações Exteriores também lamentou da morte de Pepe Mujica, descrito como “grande amigo do Brasil”.

“O legado de ‘Pepe’ Mujica permanecerá, guiando todas e todos aqueles que genuinamente acreditam na integração de nossa região como caminho incontornável para o desenvolvimento e na nossa capacidade de construir um mundo melhor para as futuras gerações”, diz a nota.

*Com informações de Estadão Conteúdo

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Últimas notícias

MI do INSS deve entrar na pauta em junho, diz presidente do Senado 3d42m

Davi Alcolumbre afirmou que o requerimento que pede instalação da MI do INSS fará parte de um sess ...

Política

‘Nunca quis mandar na polícia’: prefeito fala sobre desavenças com a PM no interior de SC 6z415f

Carlinhos Schiessl (MDB), prefeito de Bela Vista do Toldo, já foi três vezes vereador e está em seu ...

Política

Brasil sem reeleição: o que mudaria na política e na história recente 534g6j

Se não tivesse sido aprovada em 1997, quais seriam as consequências imediatas de um Brasil sem reele ...

Política

‘Partido mais à direita do Brasil, mas sem extremismo’: presidente revela atual fase do Novo 1imz

Em entrevista ao ND Mais, Eduardo Ribeiro afirma que o Novo vive seu auge, defende o liberalismo com ...