Hamas: o que é, qual o objetivo e quem financia o grupo? 6h6g59

O nome é a abreviação de Ḥarakah al-Muqawamah al-'Islamiyyah, que significa Movimento de Resistência Islâmica 3u1e3w

O Hamas é um grupo político e militar fundado em 1987. Desde sua origem, ele é patrocinado pela Irmandade Muçulmana, maior e mais antigo grupo islâmico do Egito que é contra a existência de Israel. O nome é a abreviação de Ḥarakah al-Muqawamah al-‘Islamiyyah, que significa Movimento de Resistência Islâmica.

O Hamas é um grupo político e militar fundado em 1987O Hamas é um grupo político e militar fundado em 1987 – Foto: Arquivo

De acordo com Danielle Jacon Ayres Pinto, professora de Relações Internacionais da UFSC, Pós-Doutora em Ciências Militares e atualmente Vice-Presidente da ABED (Associação Brasileira de Estudos de Defesa), o Hamas nasce de um desejo dos palestinos de terem voz, principalmente na questão da não aceitação do Estado de Israel.

Danielle afirma que o grupo ia de encontro à Autoridade Palestina, principal grupo político palestino, e consegue gerar “um contrabalanço de poder” dentro do território. Desta forma, o Hamas é constituído em três dimensões: um braço político, um braço armado e uma entidade assistencial.

O Hamas chega a vencer as eleições em 2006, derrotando o rival do Fatah e ganhando 76 dos 132 assentos no Parlamento Palestino. No entanto, o partido Fatah não aceitou o resultado e, através da força, o Hamas tomou o controle de Gaza. Por outro lado, o Fatah manteve o domínio da Cisjordânia.

Hamas é uma organização sunita 2a1j1j

O Hamas tem orientação sunita e seus integrantes se consideram descendentes de Maomé. Além disso, governa seguindo os princípios da sharia (lei islâmica), conjunto de normas de comportamento e preceitos da vida pública inspirados no Alcorão.

Apesar de não reconhecer Israel, o grupo diz aceitar formalmente a criação de um Estado palestino provisório em Gaza, na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, algo que é conhecido como linhas pré-1967.

Danielle explica que muitas organizações ainda não os consideram como terroristas: “Cada Estado, de alguma forma, elege uma série de critérios para fazer isso. O Brasil elegeu os critérios que as Nações Unidas elegeram. Para reavaliar o Hamas como terrorista ou não, as Nações Unidas vão fazer um estudo. Provavelmente vão esperar um pouco mais para se reunir, vai depender muito de como avancará o esforço internacional em busca da paz”.

Conflito em Israel pode afetar economia do Brasil i3dp

O agravamento do conflito entre Israel e Palestina pode prejudicar indiretamente a economia brasileira, afirmou a economista e especialista em comércio exterior, Lia Valls. Em uma entrevista, Valls explicou que mudanças geopolíticas, protecionismo e sanções na região podem afetar exportações do Brasil.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Guerra em Israel v462g

Guerra em Israel

O que se sabe sobre o ataque ao Museu Judaico que terminou em dois diplomatas mortos nos EUA 3a236z

Ataque a tiros ocorreu em Washington, nos EUA, vitimando casal de diplomatas que iria se casar em br ...

Guerra em Israel

VÍDEO: Após matar diplomatas em embaixada de Israel, atirador grita ‘Palestina livre’ 36c

Casal morto a tiros em ataque à embaixada de Israel em Washington, nos Estados Unidos, planejava noi ...

Guerra em Israel

Saiba quem é o líder do Hamas morto e que pode dar fim à guerra com Israel 645329

Muhammed Sinwar foi morto em ataques aéreos ao Hospital Europeu em Khan Younis, ao sul de Gaza, info ...

Guerra em Israel

Síndrome de Estocolmo? Vídeo mostra refém do Hamas beijando sequestradores 3hr4g

O Hamas libertou seis reféns na cidade de Gaza neste sábado, e um deles foi flagrado em um gesto ine ...