‘Idiota’ e ‘imbecil’: governo Milei hostiliza deficientes e volta atrás após polêmica 6t474v

A Agência Nacional de Deficiência da Argentina informou que vai alterar a classificação após reclamação istrativa conjunta de entidades civis 313m37

O governo da Argentina, presidido por Javier Milei, publicou em Diário Oficial, no dia 16 de janeiro, uma classificação para pessoas com deficiência que as adjetiva com termos pejorativos, como débil mental, idiota e imbecil. Nesta quinta-feira (27), a ANDIS (Agencia Nacional de Discapacidad) informou, que vai modificar os termos.

Governo Javier Milei publicou em Diário Oficial classificação de pessoas com deficiência como débil mental, idiota e imbecil Governo Javier Milei publicou em Diário Oficial a classificação de pessoas com deficiência como débil mental, idiota e imbecil – Foto: Luis Robayo/AFP/ND

Regulamenta da ANDIS ofende pessoas com deficiência 362g26

As ofensas fazem parte da Resolução 187/2025 da própria ANDIS, que regulamenta o recebimento de pensão por invalidez. A partir da página 36, estão os critérios para avaliação de indivíduos com deficiência intelectual.

Nestes trechos, os indivíduos são classificados de acordo com o nível de sua deficiência com termos como: idiota, imbecil e débil mental profundo.

Trecho da resolução 187/2025 que discrimina pessoas com deficiência Trecho da Resolução 187/2025 que discrimina pessoas com deficiência, chamando-as de débil mental profundo, idiota e imbecil – Foto: Reprodução/Diário Oficial/República Argentina/ND

Segundo o portal CNN Brasil, após a publicação organizações da sociedade civil se organizaram para apresentar uma reclamação istrativa sobre a resolução. Além de questionar a nomenclatura usada, as entidades pediram a revogação da norma.

“Não há pessoas ‘inválidas’ para trabalhar, todas podem fazê-lo na medida em que os apoios que elas necessitam são proporcionados. Para definir quem deve cobrar uma pensão e quem não, o Estado deve avaliar as barreiras econômicas e sociais que cada uma enfrenta, em vez de olhar para as etiquetas médicas que pesam sobre elas”, diz trecho do texto publicado por diversas organizações, como a REDI (Rede pelos Direitos das Pessoas com Deficiência) e a ACIJ (Associação Civil pela Igualdade e Justiça).

Governo informou que vai alterar a resolução que chama deficientes de idiota e imbecil 45n45

A agência argumenta que foi um erro resultante do uso de conceitos pertencentes a terminologia obsoleta, e que não tinha o objetivo de ser discriminatória.

Na tarde desta quinta-feira, a ANDIS divulgou um comunicado informando que vai alterar os termos utilizados. Substituindo as ofensas por uma terminologia alinhada às referências internacionais, como a usadas na Classificação Internacional de Doenças (CID-11) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Trump vs. Harvard: entenda o conflito entre o presidente dos EUA e a universidade de elite 6a2a50

Desde sua reeleição, Donald Trump intensificou ações para pressionar e reformar universidades de eli ...

Política

VÍDEO: Barroso e CEO do iFood cantam Garota de Ipanema em jantar beneficente 633h5d

Jantar foi promovido em apoio ao programa de ação afirmativa para ingresso na magistratura

Política

Trump mandou Argentina invadir o Chile? Ex-presidente revela conversa 413z1s

Ex-presidente argentino relata sugestão de Trump durante o G20 em Buenos Aires, em 2018

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 4m2964

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News