O candidato do Podemos Edson Marció foi o segundo entrevistado pelo Grupo ND para o cargo de prefeito de Xanxerê. A entrevista ocorreu nesta quinta-feira (22), de forma exclusiva ao ND+ e ao Balanço Geral. A ordem das entrevistas foi sorteada com a presença de representantes de todos os candidatos. O postulante apresentou suas principais propostas. Marció tem como candidato a vice-prefeito o Sargento Feó.

Confira as perguntas do ND+ e as respostas do candidato na íntegra:
Quais as suas principais estratégias para dar continuidade no crescimento de Xanxerê?
A principal é ter uma estrutura equilibrada na prefeitura. Isso se dá durante a campanha. Não podemos comprometer uma gestão quando faz promessas de política e a a fazer politicagem permitindo coligação que escolha o secretário, onde o prefeito não escolhe a pessoa técnica e qualificada para ocupar a função e sim porque o partido que coligou tomou essa decisão.
Se esse secretário não tem produtividade adequada o prefeito tem dificuldade de desligar ele em decorrência do acerto de coligação durante a campanha. Isso pode gerar uma produção baixa e é uma situação normal que pode ocorrer também no setor privado de escolhermos gerentes para a nossa empresa e nem todos atenderem as necessidades, mas temos agilidade e liberdade para desliga-los quando isso ocorre. Já nesses casos é mais difícil em decorrência do acordo.
Outro ponto para garantir um bom desenvolvimento é ter um bom vínculo com o vice-prefeito. Nós não temos o vice-prefeito escolhido por outros partidos, fui eu que procurei uma pessoa de confiança que será meu braço direito. Ele estará comigo durante os quatro anos não terão rompimentos por questões políticas. Vamos produzir os dois.
Em terceiro, que escolhendo qualquer istração é prometer emprego durante a campanha para garantir a eleição. Nós não teremos pessoas desqualificadas mandando nos servidores que têm experiência, sabem o que fazem e são concursados. Vamos acreditar no potencial desses servidores, ouvir essas pessoas e transformar isso em resultado final.

O seu plano de governo diz que o Sr. vai reestruturar as áreas estratégicas da atenção primária. Como vai fazer isso?
Primário você já fala tudo. Começando a mexer nas áreas de atenção primária você resolve antes. Por exemplo na saúde, se teve um bom atendimento no começo poderá evitar que essa pessoa vá parar no hospital e assim você tem um atendimento preventivo, previne um agravamento e um gasto maior para o poder público. Já começa a solucionar os problemas que podem se agravar no futuro.
Caso seja eleito, qual será a sua principal bandeira como prefeito de Xanxerê?
É a liberdade que temos para tomar decisões. Temos que fomentar o desenvolvimento para que as pessoas tenham investimentos nos municípios, gerem impostos, mais empregabilidade e com isso nós temos um plano sustentável. Quanto mais tivermos geração de riqueza tributária e oportunidades certamente o caixa da prefeitura vai ficando cada vez mais reforçado e assim podemos dar o atendimento necessário aos xanxerenses.
De que forma a sua experiência política pode contribuir para a prefeitura?
A experiência política que eu tenho é a observação. Sou candidato pela primeira vez, venho do setor privado, envolvido em observações políticas. Estou trazendo o que aplico a vida inteira nos negócios que é ter as condições de fazer uma gestão com o ponto criterioso da observação. Não podemos perder a liberdade de colocar as pessoas corretas nas funções. Se não praticarmos essa liberdade no setor privado vamos a falência e no setor público nós teremos a sociedade colhendo um serviço ruim e desprotegida. Temos que parar com esse tipo de situação, por isso que eu sou candidato para aplicar essa visão de dar equilíbrio para equipe, dar condições aos servidores aplicar o que eles sabem para que a sociedade esteja protegida cada vez mais.
O que os xanxerenses podem esperar de edson marció, caso seja eleito prefeito?
Muito trabalho. Vamos trabalhar muito. Transparência, seriedade. Nenhum secretário estará na pasta sem estar com o nome limpo, não tem nenhum tipo de acerto. Vamos istrar o município com a liberdade que tem que ser feita. Pode ter certeza que o xanxerense colherá um prefeito e um vice atuante com pessoas técnicas comprovadas na área junto. Nenhum servidor será comandado por alguém que não tenha condições de estar a frente dessa pasta. Certamente vamos dar as condições de desenvolvimento que Xanxerê merece. Nós temos uma cidade cravada no coração da AMAI, uma cidade muito bonita só que do jeito que é feita a politicagem no Brasil dificulta. Por isso quero ser eleito, não aceito esse politicagem no governo, prefiro trabalhar sério e transparente.
