Upiara Boschi

[email protected] A análise política com um olhar atento a todos os contextos, a história, as tendências e as disputas pelo poder em todas as regiões de Santa Catarina.


Novos espaços do MDB no governo Jorginho movimentam vagas na Câmara e na Alesc 5u6n6a

Ida de deputados federal e estadual para o governo Jorginho abriu espaço para suplentes ocuparem cadeiras no parlamento; veja quem são 333i5r

Com a posse do deputado federal Carlos Chiodini (MDB) e do deputado estadual Emerson Stein no secretariado do governo Jorginho Mello (PL) no próximo dia 5 de março, o MDB já definiu quem assume as vagas na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Não haverá surpresa em Brasília, mas no parlamento estadual o programou um rodízio de suplentes.

Governo Jorginho Mello (PL) terá nomes do MDBGoverno Jorginho Mello (PL) terá nomes do MDB na gestão – Foto: Eduardo Valente/Secom-SC/ND

Com Carlos Chiodini na Secretaria de Agricultura, a vaga emedebista na Câmara será ocupada pelo primeiro suplente Luiz Fernando Vampiro (MDB). Deputado estadual por dois mandatos, Vampiro também foi secretário de Infraestrutura no governo Raimundo Colombo (PSD) e de Educação no governo Carlos Moisés (Republicanos). Chegou a assumir o mandato de deputado federal em 2024 por quatro meses, quando Chiodini se licenciou para se dedicar à disputa pela prefeitura de Itajaí.

Luiz Fernando Vampiro foi deputado estadual e é o primeiro suplente da bancada do MDB catarinense na Câmara dos Deputados – Foto: Rodolfo Espínola/AgênciaAL/NDLuiz Fernando Vampiro foi deputado estadual e é o primeiro suplente da bancada do MDB catarinense na Câmara dos Deputados – Foto: Rodolfo Espínola/AgênciaAL/ND

Na Assembleia Legislativa, no entanto, o MDB pretende aproveitar a vaga para revezar seus suplentes. Emerson Stein é o primeiro suplente da legenda e vinha ocupando a vaga no parlamento estadual desde o início de 2023, com a ida do titular Jerry Comper para a Secretaria de Infraestrutura, de Jorginho Mello. Segunda suplente, a ex-prefeita Rosi Maldaner, de Maravilha, tem dito que não pretende assumir.

Assim, a bancada estadual decidiu promover um rodízio com os demais suplentes, cada um ocupando a vaga por três meses. Pela ordem, a primeira seria a ex-deputada estadual Dirce Heiderscheidt, de Palhoça. Depois, viriam o vereador Adilson Girardi, de ville, e os ex-vereadores Paulo Basílio, de Canoinhas, e Cleiton Fossá.

Dirce Heiderscheidt, ex-deputada deve ocupar vaga na Alesc – Foto: Agência ALDirce Heiderscheidt, ex-deputada deve ocupar vaga na Alesc – Foto: Agência AL

Expectativas dos novos secretários do governo Jorginho 5o6s2p

O deputado federal Carlos Chiodini afirma que pretender manter diálogo aberto com os setores que compõem o agronegócio no Estado.

“Santa Catarina é um Estado reconhecido pela sua produção agropecuária diversificada e pela excelência dos nossos produtos. Nosso compromisso é trabalhar para ampliar o o ao crédito, fomentar a pesquisa e a tecnologia no campo, garantir infraestrutura adequada para o escoamento da produção e promover políticas públicas que incentivem a sustentabilidade e a valorização do produtor rural”, destacou Chiodini.

Já Emerson Stein garante que o novo cargo é mais que um desafio, e sim, será uma oportunidade de equilibrar desenvolvimento com sustentabilidade no cenário catarinense.

“Preservar o meio ambiente é garantir o futuro de Santa Catarina. Nosso compromisso é unir e trabalhar na proteção das nossas riquezas naturais para as próximas gerações.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Upiara Boschi 5d4v5p

Upiara Boschi

Projeto de Caroline de Toni e Eduardo Bolsonaro avança e pode quebrar monopólio dos Correios 1rc5q

Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou propostas apresentadas por Caroline de Toni ...

Upiara Boschi

Luciane Ceretta aceita convite de Jorginho e será secretária estadual de Educação 3dw6t

Reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta foi convidada pelo governador Jorginho Mello ...

Upiara Boschi

Mais de 130 prefeitos de SC partem para Brasília; entenda as reivindicações dos municípios 2n1r1z

Comitiva de Santa Catarina será liderada pelo presidente da Fecam, Topázio Neto (PSD), e tem 133 pre ...

BG Florianópolis

Upiara Boschi analisa os impactos da municipalização da SC-402 424l51

O comentarista político Upiara Boschi analisa a decisão do Governo do Estado de municipalizar a SC-4 ...