Ricardo Nunes acusa Boulos de se associar a ‘irmã de traficante’ na Favela do Moinho 3w3m2e

Prefeito de São Paulo, Nunes acusa Boulos de fazer politicagem; operações no local opõem governos Lula e Tarcísio 693128

Nunes acusa BoulosNunes acusa Boulos de pressionar o governo federal e impedir planos de Tarcísio para a Favela do Moinho – Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), criticou a atuação do deputado federal e seu adversário na última eleição, Guilherme Boulos (Psol), em relação à desocupação da Favela do Moinho, a última da região central do município. Nunes acusa Boulos de se associar a irmã de um traficante para pressionar o governo federal.

A Favela do Moinho fica em área federal e o governo Tarcísio Nunes (Republicanos) tem planos para transformar o local em parque, retirando as famílias. A questão tem colocado governos Lula e Tarcísio de lados opostos. Desde segunda-feira (12), a favela enfrenta ações de retiradas de casas e protestos por parte dos moradores.

O governo de São Paulo afirmou na terça-feira (13) que tinha aval da Secretaria de Patrimônio da União (SPU) para “a desmontagem de unidades já esvaziadas”, liderada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) com a subprefeitura da Sé e a Defesa Civil.

No fim do dia, o governo federal publicou nota oficial alegando que “não compactua com qualquer uso de força policial contra a população”. E, pela forma que as casas estão sendo descaracterizadas, entraria com “uma notificação extrajudicial paralisando o processo de cessão daquela área para o governo do Estado.”

Nunes acusa Boulos l6z6d

Em coletiva durante entrega de um centro esportiva na zona sul de São Paulo, o prefeito comentou a situação no Moinho enquanto falava sobre a cracolândia. Nunes acusa Boulos de pressionar o governo federal a impedir o que ele considera avanços na região.

Favela do Moinho é a última da região central de São Paulo e fica entre linhas de trem – Foto: Divulgação/Governo de SPFavela do Moinho é a última da região central de São Paulo e fica entre linhas de trem – Foto: Divulgação/Governo de SP

“Você tem um deputado federal, Guilherme Boulos, que estava lá, junto com a irmã do traficante, fazendo ações para que a gente não avançasse para cuidar daquelas pessoas. Quem vive ali, muitos deles, são vítimas do tráfico de drogas, ou alguém vai negar que tem tráfico de drogas ali?”, criticou o prefeito. Ele ainda reclamou do que chamou de pouco repercussão por parte da imprensa.

Nunes falou em erros e acertos da prefeitura e do estado na Favela do Moinho, mas defendeu a necessidade de agir no local. O prefeito avisou que tem um bunker do tráfico de drogas dentro da favela, e citou a prisão dos traficantes Janaína do Moinho e Léo do Moinho, apontado como chefe do tráfico no centro de São Paulo. Nunes acusa Boulos de agir de forma irresponsável sobre o tema.

Segundo a SDUH, 168 famílias já se mudaram da favela desde o início dos trabalhos em 22 de abril, e 752 famílias (88% do total) aderiram ao reassentamento. Quem aceitar sair do local recebe uma Carta de Crédito Associativa (CCA) ou Carta de Crédito Individual (CCI) no valor de R$ 250 mil para imóveis na região central e R$ 200 mil em outras localidades.

Deputado federal Guilherme Boulos é crítico das ações da prefeitura de São Paulo e do governo federal na Favela do Moinho – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/NDDeputado federal Guilherme Boulos é crítico das ações da prefeitura de São Paulo e do governo federal na Favela do Moinho – Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil/ND

Esse é um dos pontos de crítica ao projeto. Os valores são considerados insuficientes e a dívida pesada para ficar a cargo das famílias.

A reportagem procurou o deputado Guilherme Boulos, por meio da assessoria de imprensa, mas não obteve respostas até o fechamento da matéria.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 4m2964

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado n6664

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 474y1w

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 434cp

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 2r6533

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...