Upiara Boschi

[email protected] A análise política com um olhar atento a todos os contextos, a história, as tendências e as disputas pelo poder em todas as regiões de Santa Catarina.


Podemos abre espaço para dois suplentes na Alesc com regra questionada no STF 4op4l

Paulinha e Camilo Martins, eleitos em 2022 pelo Podemos, vão abrir espaço por 30 dias para os suplentes Thiago Morastoni e Janice Krasniak. STF votou para que licenças sejam de pelo menos 120 dias 1f293m

Enquanto o Supremo Tribunal Federal não conclui o julgamento que proíbe convocação de suplentes na Assembleia Legislativa em licenças de deputados estadual inferiores a 120 dias, o Podemos prepara a posse por 30 dias de dois nomes que ficaram na suplência em 2022.

Paulinha defende posse de suplentesPresidente do Podemos-SC, deputada estadual Paulinha defende que posse de suplentes é importante para o partido e a representação das regiões – Foto: Rodolfo Espínola/AgênciaAL/ND

No dia 5 de maio, os deputados estaduais Camilo Martins e Paulinha vão deixar os cargos para dar lugar aos suplentes Thiago Morastoni e Janice Krasniak. O Podemos elegeu três cadeiras em 2022. Morastoni ficou com a segunda suplência com 19,9 mil votos, enquanto Janice ficou em terceiro lugar na fila, com 12,9 mil votos.

“A posse dos suplentes enobrece o partido, já que a participação de cada um deles foi decisiva para o partido eleger três deputados estaduais. Além de tudo, Janice e Thiago Morastoni são líderes com serviço prestado em Santa Catarina. Será uma oportunidade de dar mais visibilidade a causa da pessoa com deficiência e ao município de Itajaí”, avalia a deputada estadual Paulinha, que também é presidente estadual do Podemos.

Atualmente, dois suplentes exercem o cargo de deputado estadual: Dirce Heiderscheidt (MDB) e Jeferson Cardozo (PL). A emedebista ocupa a vaga de Jerry Comper (MDB), licenciado para ocupar a Secretaria de Infraestrutura do governo Jorginho Mello (PL). Cardozo também foi beneficiado por licença de 30 dias, na vaga do titular Oscar Gutz (PL).

STF votou pela uniformização das regras de suplentes r211

No dia 4 de abril, em julgamento virtual, os 11 ministros do STF decidiram que são inconstitucionais as licenças de parlamentares inferiores a 120 dias. O caso em julgamento tratava especificamente da Constituição de Santa Catarina, que permite licenças de 30 e 60 dias na Assembleia Legislativa, o que facilita a abertura de espaços para suplentes exercerem o cargo de deputado estadual.

Os ministros do STF acompanharam o voto do relator, ministro André Mendonça. O argumento é de que a Constituição do Estado, ao possibilitar a convocação do suplente a partir dos 30 dias de ausência do titular, não respeita o princípio da simetria com a Constituição Federal, que adota o prazo de 120 dias para convocar o suplente de deputado federal.

Como o acórdão do julgamento ainda não foi publicado e nem a Assembleia Legislativa foi notificada, continuam em vigência as regras estabelecidas pela Constituição Estadual. O parlamento estadual terá direito a recurso e pedidos de esclarecimento de questões pontuais da decisão, assim que for notificada.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Upiara Boschi 5d4v5p

Upiara Boschi

Projeto de Caroline de Toni e Eduardo Bolsonaro avança e pode quebrar monopólio dos Correios 1rc5q

Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados aprovou propostas apresentadas por Caroline de Toni ...

Upiara Boschi

Luciane Ceretta aceita convite de Jorginho e será secretária estadual de Educação 3dw6t

Reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta foi convidada pelo governador Jorginho Mello ...

Upiara Boschi

Mais de 130 prefeitos de SC partem para Brasília; entenda as reivindicações dos municípios 2n1r1z

Comitiva de Santa Catarina será liderada pelo presidente da Fecam, Topázio Neto (PSD), e tem 133 pre ...

BG Florianópolis

Upiara Boschi analisa os impactos da municipalização da SC-402 424l51

O comentarista político Upiara Boschi analisa a decisão do Governo do Estado de municipalizar a SC-4 ...