Lula irá a Santa Catarina e deve anunciar obras no Porto de Itajaí 286a63

Visita ao estado será marcada por anuncio de projeto de infraestrutura no porto, diz Décio Lima 2f1j29

Lula deve anunciar investimentos em Itajaí, diz Décio LimaPorto de Itajaí – Foto: Marcos Porto/Prefeitura de Itajaí/ND

O presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) em Santa Catarina, Décio Lima, anunciou nesta quinta-feira (22) a ida do presidente Lula ao estado na semana que vem.

O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, utilizou as redes sociais para confirmar a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Porto de Itajaí, no dia 29 de maio. Lima esteve no Palácio do Planalto, e fez questão de ressaltar a importância da visita.

No Instagram, Lima disse:“É um momento histórico para o país e para o povo catarinense. Vale lembrar que, durante o governo anterior, o porto ficou fechado”.

Além disso, na publicação, Décio Lima afirmou que federalização do Porto de Itajaí foi uma conquista importante para a economia de Santa Catarina. “Com muita luta e empenho do presidente Lula, conseguimos federalizar e colocar o Porto de Itajaí em pleno funcionamento”, ressaltou.

Ele destacou que os resultados já são muito positivos e que a expectativa para este ano é muito boa. “Em pouco tempo, os resultados são muito positivos. A estimativa para 2025 é de um faturamento de 180 milhões de reais”, pontuou.

Governo retomou gestão do Porto de Itajaí em dezembro do ano ado 2i454y

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), retomou no final do ano ado a gestão  do Porto de Itajaí, visando fomentar o desenvolvimento econômico do estado de Santa Catarina, impulsionar a geração de emprego e renda e garantir a continuidade das operações portuárias.

Décio Lima diz que Lula vai ao estado e deve anunciar investimento no porto de ItajaíDécio Lima e Geraldo Alckmin depois da reunião no Sebrae Nacional – Foto: Danila Bernardes/ND+

O local teve as atividades paralisadas em 2022, quando a intenção do Governo Federal, na época, era a privatização. Em dezembro de 2023, já no atual governo, do presidente Lula, o porto teve o contrato provisório assinado. O objetivo da retomada é a retomada total das atividades e a regularização do porto, assim como buscar o interesse econômico do porto catarinense.

A decisão de assumir a gestão do Porto de Itajaí foi tomada após um amplo debate dentro do governo. A gestão ficou a cargo da Autoridade Portuária de Santos (APS). A escolha seguiu a recomendação de que a istração do Porto de Itajaí fosse atribuída a uma empresa com forte capacidade de gestão e estabilidade financeira, a fim de garantir a continuidade das operações, a preservação dos postos de trabalho e a movimentação eficiente de cargas.

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou, na época,  que “o trabalho conjunto entre os dois portos fortalece a competitividade logística, facilita a otimização de rotas e operações e melhora a eficiência no atendimento ao mercado internacional, impulsionando o desenvolvimento econômico de ambas as regiões”, disse.

z4p62

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Enquanto Colégio de líderes resiste, oposição tenta emplacar anistia com novo texto 5a2g3n

Após a reunião do Colégio de Líderes esta semana e a falta de consenso sobre a anistia aos presos do ...

Política

Governo de SP e federal trocam afagos em evento sem Tarcísio 4f2z34

Secretário de Saúde representou governador e fez elogios a Lula; Governo de SP e federal aram po ...

Política

Congelamento do Orçamento anunciado pelo Governo é “retrato do colapso”, afirma oposição 6e4o3a

Oposição na Câmara critica congelamento de R$ 31,3 bilhões no Orçamento 2025

Paulo Rolemberg

Perseguição e gravação clandestina: os crimes que condenaram ex-vereador de Florianópolis 4g7121

Na decisão, a juíza afirma que Maikon Costa é reincidente e que sua conduta demonstra “completa indi ...