Processos contra Donald Trump são arquivados pela Justiça dos Estados Unidos 1w2735

Política interna do Departamento de Justiça dos EUA, que proíbe de prosseguir com acusações criminais contra um presidente em exercício, garantiu que processos contra Trump fossem arquivados 5u3366

A Justiça dos Estados Unidos aceitou, nesta segunda-feira (25), o pedido de um promotor especial para arquivar os processos contra Donald Trump, eleito presidente dos Estados Unidos no início de novembro. O político era réu por tentar subverter as eleições de 2020 e, em outro processo, por suspeita de má gestão de documentos confidenciais.

Na foto, Trump e Melania sorrindo. Processos contra Trump foram arquivados.Juiza Tanya Chutkan arquivou processos contra Trump e lembrou que a política interna do Departamento de Justiça proíbe de prosseguir com acusações criminais contra um presidente em exercício. Trump assume em janeiro  – Foto: AFP/ND

O promotor especial Jack Smith recomendou à juíza do tribunal distrital Tanya Chutkan que suspendesse o caso devido à política do Departamento de Justiça de não processar um presidente em exercício.

Dois casos criminais federais ainda pairavam sobre Donald Trump: o processo em que o presidente eleito é réu por tentar subverter as eleições de 2020 e outro por suspeita de má gestão de documentos confidenciais após deixar a Casa Branca no primeiro mandato (2017-2021).

Processos contra Trump são arquivados e presidente eleito comemora 395p54

Após a novidade, Trump usou a rede social Truth Social para se manifestar.

“Persisti e, contra todas as probabilidades, ganhei”, declarou o republicano.

Para o porta-voz da transição de Trump, Steve Cheung, a decisão do promotor foi “uma grande vitória para o Estado de direito”.

“O povo americano e o presidente Trump querem um fim imediato à armamentização política do nosso sistema de Justiça e estamos ansiosos para unir nosso país”, afirmou em comunicado.

Processos na Justiça estadual continuam contra Donald Trump 373m4j

Como presidente, Donald Trump não terá o poder de interferir nos processos movidos contra ele por autoridades estaduais na Geórgia e em Nova York.

Donald Trump disse ser inocente em caso envolvendo Stormy Daniels – Foto: Wenig Seth/ Pool/ AFP/ Divulgação/ NDDonald Trump disse ser inocente em caso envolvendo Stormy Daniels – Foto: Wenig Seth/ Pool/ AFP/ Divulgação/ ND

No entanto, os tribunais nesses casos ainda terão que resolver questões relacionadas à imunidade presidencial.

No início do ano, o presidente eleito foi condenado por um júri de Nova York por 34 acusações de falsificação de registros comerciais para encobrir um pagamento de suborno feito durante a campanha de 2016 para a estrela de filmes adultos Stormy Daniels, que alegou um caso anterior com o presidente eleito. Trump nega o caso.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

VÍDEO: ‘Dança da chuva’ feita por secretários em prefeitura revolta comunidade indígena no MT 6yy7

Uso indevido de elementos indígenas por secretários em encenação da "dança da chuva" provoca revolta ...

Política

De ‘cabeça de ovo’ a ‘rocambole do inferno’: veja momentos inusitados de sessões do STF 1r1i6y

Sessões da Suprema Corte chamam a atenção com apelidos inusitados, ironias afiadas e discussões fora ...

Esplanada

iCS reúne jornalistas no Rio para debater clima e ações da COP30 5p214r

Importantes eventos pré-COP têm se destacado Brasil afora. O Instituto Clima e Sociedade (iCS) promo ...