Reforma tributária: de câncer a HIV, quais remédios serão isentos de imposto 3l4sv

Matéria, aprovada na noite dessa quinta-feira (12), prevê imposto zero e preço máximo para mais de 300 medicamentos 154d29

Aprovada na noite dessa quinta-feira (12), a regulamentação da reforma tributária prevê uma lista de medicamentos que ará a ter isenção de impostos. A relação indicada pela Câmara dos Deputados trabalha com 300 remédios para doenças como câncer, HIV e vacinas, mas a matéria aprovada no Senado Federal pode dobrar essa lista.

Medicamentos para câncer, aids e outras doenças arão a ter valor máximo com a nova reforma tributária Medicamentos para câncer, HIV e outras doenças arão a ter valor máximo com a nova reforma tributária – Foto: Unsplash/ ND

O PLP 68/2024, que trata sobre a regulamentação da reforma tributária no Brasil, é considerada uma das matérias mais complexas e difíceis da história do Parlamento e busca reformular o sistema tributário, simplificando a cobrança de impostos e promovendo maior justiça fiscal.

Medicamentos terão isenção de impostos 4ng4r

O texto aprovado pelo Senado Federal retornará para apreciação dos deputados federais, que irão analisar o texto e aprovar, ou não, as alterações realizadas pelos senadores. Um dos principais pontos da matéria é a isenção de tributos para medicamentos.

A lista dos isentos de tributos — que será definida em futura lei complementar — conta com 300 remédios, mas após avaliação do Senado, a relação pode atingir 600 fármacos. Os medicamentos são usados no tratamento de doenças como câncer, HIV e aquelas tidas como “negligenciadas”, além de vacinas e soros.

Mais de 300 medicamentos serão isentos de impostos a partir da regulamentação da reforma tributária – Foto: Unsplash/ NDMais de 300 medicamentos serão isentos de impostos a partir da regulamentação da reforma tributária – Foto: Unsplash/ ND

A regulamentação da reforma tributária também prevê um preço máximo para medicamentos, conforme estipulado em acordo com a CMED (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), que é uma tabela de referência nas compras do setor público.

Os medicamentos que ficaram de fora da lista terão alíquota reduzida em 60%. Segundo o relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), as compras feitas pelo programa farmácia popular, istrações públicas e por entidades beneficentes, serão isenta de impostos, independentemente da medicação.

Outros itens da reforma tributária 6f321q

O texto aprovado pelos senadores define os parâmetros de como vai funcionar o IVA (Imposto sobre Valor Agregado). O sistema tributário brasileiro vai substituir cinco tributos (ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins) por três: CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços, a nível federal), IBS (Imposto sobre Bens e Serviços, a nível estadual e municipal), e Imposto Seletivo (a nível federal).

Relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), ao lado do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG)Relator da reforma tributária, senador Eduardo Braga (MDB-AM), ao lado do presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) – Foto: Pedro França/Agência Senado

Inicialmente, o texto do relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), incluiu armas e munições no Imposto Seletivo, conhecido como “imposto do pecado”. Contudo, o texto foi modificado por um destaque durante a votação na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Casa na quarta-feira (11).

O relatório de Braga, aprovado pelo Senado, mantém a estrutura central da reforma, que substitui os atuais tributos federais, estaduais e municipais pelo IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), pela CBS (Contribuição Social sobre Bens e Serviços) e pelo Imposto Seletivo.

Em agosto, a Câmara dos Deputados aprovou a base da reforma tributária, propondo a criação do IBS e CBS para unificar tributos como PIS, Cofins, ICMS e ISS. A alíquota padrão foi definida em 26,5%, e o texto trouxe benefícios fiscais como a isenção para produtos da cesta básica e redução de tributos para medicamentos e outros bens essenciais.

*Com informações do R7.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 4m2964

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado n6664

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 474y1w

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 434cp

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 2r6533

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...