SC registrou 17 casos de violência política em 2023 5ju19

Dados são do Observatório da Violência Política e Eleitoral no Brasil 18655x

Os boletins do Observatório da Violência Política Eleitoral no Brasil, publicação realizada pelo Grupo de Investigação Eleitoral da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (GIEL/UNIRIO), mostram que Santa Catarina registrou um total de 17 ocorrências de violência política em 2023.

O primeiro trimestre de 2023 foi o que mais registrou ocorrências de violência política em Santa Catarina: o Estado registrou 13 casos, sendo a Unidade da Federação com maior número, empatando com Minas Gerais.

Imagem de homem protegendo o rosto. Em SC, foram registrados 17 casos de violência política em 2023Em 2024, um homicídio já foi contabilizado pelo Observatório no primeiro trimestre. – Foto: Getty Images/iStockphoto/ND

Das ocorrências registradas entre janeiro a março de 2023, uma foi na categoria “agressão”, uma na categoria “atentado” e as demais na categoria “ameaça”.

Já no segundo trimestre analisado pelo Observatório, Santa Catarina registrou três ocorrências de violência política, sendo dois homicídios e uma ameaça.

Entre julho e setembro de 2023, apenas um caso de ameaça foi identificado no Estado. O ano terminou sem ocorrências geradas em Santa Catarina.

Em 2024, um homicídio já foi contabilizado pelo Observatório no primeiro trimestre. Também foram registrados casos de agressão, ameaça e atentado (um de cada) até o momento.

Observatório da Violência Política e Eleitoral 323a69

O Observatório da Violência Política Eleitoral no Brasil faz um levantamento dos casos de violência ocorridos contra lideranças políticas brasileiras, com base no monitoramento diário da mídia impressa, eletrônica e digital desde 2019.

No relatório, há uma subdivisão dos tipos de violência política sofridos por lideranças: Ameaça, Agressão, Atentado, Homicídio, Sequestro e suas variantes contra familiares.

Entre as lideranças em análise, estão políticos no exercício do mandato, ex-políticos, candidatos, pré-candidatos, ex-candidatos e assessores e funcionários da istração pública federal, estadual e municipal.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Alunos de cursinhos populares receberão R$ 200 por mês; confira quem pode participar 733a3s

Mais de 350 cursinhos populares foram selecionados para participar do programa do MEC

Política

I das Bets: se não prorrogar, eu voto contra o relatório, afirma Girão m3x60

Senadores pressionam a presidência da Casa para a prorrogação da I das Bets; reunião de líderes é ...

Política

‘Questão soberana’: Brasil reage com cautela à restrição de vistos imposta pelos EUA 556m3o

Ministro das Relações Exteriores participou de uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da C ...