O governador Jorginho Mello, esteve na tarde desta terça-feira (18), reunido com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para tratar da paralisação de 28 dias de exportação catarinense da carne de frango para o Japão por causa de casos de influenza aviária. Após a reunião, a pasta colocou o assunto como prioridade em missão ao país asiático prevista para o fim desta semana.

Durante a reunião, o governador apresentou ao ministro da Agricultura o sistema sanitário de proteção animal e todos os protocolos seguidos para eliminação do foco identificado em aves de uma criação caseira, de fundo de quintal, em Maracajá (SC) no último sábado.
“Nós somos o segundo maior fornecedor do Japão, por isso que vim falar com o ministro. Porque os casos foram em aves caseiras, não dentro de granja. Nosso cuidado é muito rigoroso, a nossa proteção, a gente não dá espaço para isso acontecer”, disse Jorginho Mello, na saída do Ministério da Agricultura.
O Brasil continua sendo um dos quatro países do mundo que nunca registraram casos de gripe aviária em criações comerciais, as que produzem os produtos vendidos para o exterior. O Japão, no entanto, adota esse protocolo preliminar de suspender as importações sempre que identificada a doença em alguma ave que não seja silvestre.
O governador confirma que o prejuízo econômico com a suspensão é muito grande. Segundo ele, são abatidas 4 milhões de aves por dia e esses produtores estão prejudicados. Jorginho afirmou que não existe motivo os moradores se preocuparem.
“A população pode ficar tranquila. Já fizemos o abate de todas as aves na propriedade com foco. Foi numa galinha em Maracajá, que está longe dos nossos aviários. Já tomamos todas as providências”, afirmou.
Ainda segundo o governador, nas propriedades localizadas no raio de 10 km, o governo está fazendo educação sanitária, entregando folders e distribuindo cartazes e inspecionando as aves nas propriedades. Além disso, estão alertando os produtores para notificar à Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) quando as aves apresentarem sintomas compatíveis com Influenza Aviária.
Santa Catarina responde por mais de 30% do fornecimento do consumo do país de carne de frango. O estado também é um dos poucos fornecedores de proteína aviária que já exporta o produto com os cortes mais tradicionais consumidos pelo mercado japonês.
Na quarta-feira (19), o assunto continua em pauta. Jorginho recebe em Santa Catarina o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji.
Ministro coloca SC como prioridade em missão ao Japão 631v25
O ministro Carlos Favaro disse que terá uma missão para o Japão no fim desta semana e que o assunto será a prioridade em sua viagem.
“ou a ser nossa prioridade número um da missão. Já estamos na tratativa desses protocolos. Santa Catarina sempre foi e será, exemplo para o Brasil, exemplo de sanidade animal. Queremos rapidamente superar isso para que volte ao normal”, disse o ministro.