Governo Federal priorizará suspensão de exportação de frango de SC em viagem ao Japão 6o633c

Em Brasília, Jorginho Mello esteve com ministro da Agricultura para explicar situação econômica do Estado diante da suspensão de exportação para o principal comprador de frango. 191j15

O governador Jorginho Mello, esteve na tarde desta terça-feira (18), reunido com o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, para tratar da paralisação de 28 dias de exportação catarinense da carne de frango para o Japão por causa de casos de influenza aviária. Após a reunião, a pasta colocou o assunto como prioridade em missão ao país asiático prevista para o fim desta semana.

Jorginho Mello ao lado de Carlos Fávaro explica a situação da crise causada pela suspenção de exportação de carne de frango – Foto: Divulgação Secom/GovernoJorginho Mello ao lado de Carlos Fávaro explica a situação da crise causada pela suspenção de exportação de carne de frango – Foto: Divulgação Secom/Governo

Durante a reunião, o governador apresentou ao ministro da Agricultura o sistema sanitário de proteção animal e todos os protocolos seguidos para eliminação do foco identificado em aves de uma criação caseira, de fundo de quintal, em Maracajá (SC) no último sábado.

“Nós somos o segundo maior fornecedor do Japão, por isso que vim falar com o ministro. Porque os casos foram em aves caseiras, não dentro de granja. Nosso cuidado é muito rigoroso, a nossa proteção, a gente não dá espaço para isso acontecer”, disse Jorginho Mello, na saída do Ministério da Agricultura.

O Brasil continua sendo um dos quatro países do mundo que nunca registraram casos de gripe aviária em criações comerciais, as que produzem os produtos vendidos para o exterior. O Japão, no entanto, adota esse protocolo preliminar de suspender as importações sempre que identificada a doença em alguma ave que não seja silvestre.

O governador confirma que o prejuízo econômico com a suspensão é muito grande. Segundo ele, são abatidas 4 milhões de aves por dia e esses produtores estão prejudicados. Jorginho afirmou que não existe motivo os moradores se preocuparem.

“A população pode ficar tranquila. Já fizemos o abate de todas as aves na propriedade com foco. Foi numa galinha em Maracajá, que está longe dos nossos aviários. Já tomamos todas as providências”, afirmou.

Ainda segundo o governador, nas propriedades localizadas no raio de 10 km, o governo está fazendo educação sanitária, entregando folders e distribuindo cartazes e inspecionando as aves nas propriedades. Além disso, estão alertando os produtores para notificar à Cidasc (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina) quando as aves apresentarem sintomas compatíveis com Influenza Aviária.

Santa Catarina responde por mais de 30% do fornecimento do consumo do país de carne de frango. O estado também é um dos poucos fornecedores de proteína aviária que já exporta o produto com os cortes mais tradicionais consumidos pelo mercado japonês.

Na quarta-feira (19), o assunto continua em pauta. Jorginho recebe em Santa Catarina o embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji.

Ministro coloca SC como prioridade em missão ao Japão 631v25

O ministro Carlos Favaro disse que terá uma missão para o Japão no fim desta semana e que o assunto será a prioridade em sua viagem.

“ou a ser nossa prioridade número um da missão. Já estamos na tratativa desses protocolos. Santa Catarina sempre foi e será, exemplo para o Brasil, exemplo de sanidade animal. Queremos rapidamente superar isso para que volte ao normal”, disse o ministro.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Veja a íntegra da entrevista do presidente do Partido Novo ao ND Mais 4p3n1y

Zema, ampliação, combate aos “abusos do Judiciário” e aposta em Santa Catarina: os próximos os d ...

Ataques de 8 de janeiro

Qual foi a ‘cagada’ de Gonet? Entenda o comentário do procurador-geral que gerou risadas no STF 4u296o

Procurador-geral da República soltou comentário sem perceber que microfone estava ligado durante dep ...

Política

Vem aí? Contingenciamento de R$ 31,3 bilhões acende alerta na educação sobre novos cortes 404x38

O detalhamento das áreas afetadas pelo contingenciamento ainda será divulgado, mas a área costuma se ...

Política

Partido Novo de olho no governo de SC: ‘Adriano Silva colocou ville no mapa outra vez’ 5a4y

Prefeito de ville pode ser aposta do Partido Novo para liderar Santa Catarina em 2026, diz presi ...

Política

O que tinha na carta ao Lula entregue por Eduardo Suplicy? 704p1z

Deputado estadual entregou carta ao Lula e a ministros durante evento que presidente participou em S ...