Trump cumpre promessa e deporta centenas de imigrantes na primeira semana do mandato 5o1c6w

Medida é considerada a maior 'operação de deportação em massa da história' e iniciou assim que Donald Trump tomou posse do segundo mandato 2a5v2k

A Casa Branca informou, na noite de quinta-feira (23), que 538 “imigrantes irregulares” foram presos nos Estados Unidos e que “centenas” já foram deportados, em uma operação denominada como “a maior” da história. A medida começa apenas alguns dias após o início do segundo mandato de Donald Trump como presidente do país.

Donald Trump tomou posse na segunda-feira (20) e prometeu reprimir permanência de imigrantes irregulares nos Estados UnidosDonald Trump tomou posse na segunda-feira (20) e prometeu reprimir permanência de imigrantes irregulares nos Estados Unidos – Foto: Jim Watson/AFP/ND

“A maior operação de deportação em massa da história está em andamento. Promessas feitas. Promessas cumpridas”, informou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, segundo a AFP (Agence -Presse).

“O governo Trump prendeu 538 imigrantes irregulares criminosos” e “deportou centenas” deles “em aviões militares”, completou Leavitt. Durante campanha, Trump prometeu reprimir a imigração irregular e começou o segundo mandato com uma série de ações para impedir a entrada nos Estados Unidos.

O republicano demonizou os imigrantes irregulares durante a campanha eleitoral, descrevendo-os como “selvagens”, “animais” ou “criminosos”, e prometeu a maior deportação da história em um país onde cerca de 11 milhões de pessoas vivem em situação irregular.

A porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos, Ravina Shamdasani, disse nesta sexta-feira (24), em Genebra, que enquanto os países “têm o direito de exercer sua jurisdição em suas fronteiras internacionais”, devem lembrar que “o direito de buscar asilo é um direito humano universalmente reconhecido”.

Donald Trump durante cerimônia de posse como 47º Presidente dos Estados Unidos Donald Trump durante cerimônia de posse como 47º Presidente dos Estados Unidos – Foto: Kenny Holston/The New York Times/POOL/AFP/ND

“Aterroriza ilegalmente a população”, diz prefeito norte-americano 4s4j36

Na quinta-feira (23), o prefeito de Newark, em Nova Jersey, Ras Baraka, denunciou que agentes do serviço de imigração “invadiram um estabelecimento local (…) detendo moradores e cidadãos sem documentos, sem apresentar uma ordem judicial”.

O prefeito disse que um dos presos com imigrantes irregulares é um veterano do Exército americano, uma ação que ele chamou de “ato atroz e uma violação flagrante” da Constituição dos Estados Unidos. “Newark não ficará parada enquanto sua população é aterrorizada ilegalmente”, acrescentou Baraka.

Trump anunciou, na terça-feira (21), que seu governo restabelecerá o programa “Remain in Mexico” (Fique no México, em tradução livre) — uma política que ele implementou em seu primeiro mandato (2017-2021) — que envolve requerentes de asilo esperando no lado mexicano da fronteira enquanto sua petição é processada.

Decretos de Donald Trump buscam reprimir o ingresso de estrangeiros nos Estados UnidosDecretos de Donald Trump buscam reprimir o ingresso de estrangeiros nos Estados Unidos – Foto: Roberto Schmidt/AFP/ND

Entenda decretos de Trump contra imigrantes irregulares 3e1e1c

Donald Trump cancelou um programa que o antecessor, Joe Biden, havia criado para fornecer vias legais para solicitantes de asilo que fugiam da violência e denunciavam perseguição política. Esta medida afeta muitas pessoas de países da América Central e do Sul. Trump também suspendeu até novo aviso todas as chegadas aos Estados Unidos de refugiados que solicitaram asilo, incluindo aqueles que o obtiveram.

Os decretos de Trump não são apenas sobre imigrantes irregulares, mas também incluem a restrição ao direito à cidadania por nascimento nos Estados Unidos, consagrado na 14ª Emenda da Constituição, adotada na segunda metade do século XIX. Um juiz federal em Seattle suspendeu temporariamente a ordem nessa quinta-feira.

No início desta semana, o Congresso de maioria republicana aprovou uma lei para prorrogar a prisão preventiva de estrangeiros irregulares suspeitos de crimes. Em sua retórica, Trump frequentemente usa a palavra “invasão” para se referir à entrada de migrantes sem visto nos Estados Unidos e os acusa de envenenar o “sangue” do país.

*Com informações da AFP.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de política na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Política 2d4z3o

Política

Atentado contra Trump: jovem usou e-mails para comprar insumos de bomba 4m2964

Troca de e-mails teria acontecido meses antes de atentado contra Trump, diz CBS News

Política

Com senador de SC na lista, STF ouve testemunhas de acusados por tentativa de golpe de Estado n6664

Mais de 50 pessoas, entre governadores, ex-ministros e militares, foram indicadas para depor em favo ...

Fraude no INSS

Mudanças aprovadas pelo Congresso facilitaram descontos indevidos do INSS; entenda 474y1w

Em 2019, a revalidação de descontos ou a ser exigida a cada três anos e, em 2022, item que revog ...

Política

Relatório da Cracolândia sugere salas de uso supervisionado de drogas 434cp

Grupo de trabalho que reúne parlamentares e representantes da sociedade civil apresenta relatório da ...

Política

Greve da Receita Federal completa 180 dias com impacto na arrecadação e no comércio exterior 2r6533

Paralisação de auditores fiscais chega a seis meses com negociação preliminar de reajuste salarial; ...