
O mandato de 12 anos de Papa Francisco frente à Igreja Católica chegou ao fim nesta segunda-feira (21), após o Vaticano comunicar ao mundo a sua morte.
Uma das características mais marcantes do papa argentino foram suas declarações, muitas delas consideradas revolucionárias em uma estrutura tradicional da Igreja Católica. Confira abaixo dez frases de Papa Francisco que marcaram uma ruptura com seus antecessores e ajudaram a pavimentar novos caminhos para o catolicismo mundial.
Dez frases de Papa Francisco que ficaram marcadas na história 6w5i2n
1. “Que não haja espaço para ódio, discriminação ou exclusão” 401h6l
A declaração foi dada em resposta à campanha presidencial de Donald Trump em 2016. Uma das principais promessas do então candidato estadunidense era a construção de um muro na fronteira entre os EUA e o México para impedir a chegada de novos imigrantes.
Ao comentar a proposta, Papa Francisco disse que a construção de muros não está no Evangelho e a separação entre os povos vai contra os princípios do cristianismo.
2. “Em vez de justiça social, spray de pimenta” 3s6g2o
A frase foi dita em um comentário sobre a resposta do presidente argentino, Javier Milei, a manifestantes que protestavam contra o governo em setembro de 2024. Um dos momentos que chamou a atenção do papa foi quando um policial lançou spray de pimenta em uma menina que estava com a mãe no protesto.
A manifestação foi liderada por aposentados que reivindicavam um aumento em suas pensões, que foram afetadas pela crise do país. Para o papa, o governo argentino estava gastando muito dinheiro com spray de pimenta e pouco em resolver a situação econômica.

3. “O dinheiro deve servir, não governar” 5x4t65
Na primeira exortação apostólica – documento que orienta os fiéis em uma determinada área da vida – publicada pelo papa argentino, ele fez uma crítica ao dinheiro, indicando que a desigualdade e o modelo econômico que prioriza o lucro acima da dignidade humana vai contra os princípios da Igreja Católica.
4. “Melhor ser ateu do que católico hipócrita” 5d436
O comentário informal foi feito em 2017 durante um sermão em uma missa matinal. Para o papa, católicos que dizem uma coisa e fazem outra levam uma vida dupla, algo que deveria ser escandaloso aos olhos de quem segue o Evangelho.
5. “Deus escolhe pessoas boas em todas as religiões” 1v5v4c
O diálogo inter-religioso sempre foi uma das bandeiras levantadas por Papa Francisco. Para o pontífice argentino, uma pessoa boa não precisa seguir necessariamente o catolicismo, mas sim ajudar os mais necessitados, independente da crença no divino.

6. “Gays são filhos de Deus e têm o direito de constituir uma família” 243v2q
O Papa Francisco sempre foi aberto em sua postura de defender os direitos dos LGBTQIA+ e de aproximar a Igreja Católica à comunidade.
A declaração foi dada em 2020, no documentário “sco”. Ainda que, oficialmente, a Igreja Católica continue sendo contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo, o papa defendeu, na produção, que casais homoafetivos devem ter o direito garantido por lei.