Papa pode beber cerveja? À esquerda, Robert Provost segura um copo da bebida na mão – Foto: Redes Sociais/Reprodução/ND
Você já se perguntou se um papa pode beber cerveja? A dúvida vem circulando nas redes sociais nos últimos dias, após viralizar uma foto de Robert Prevost — o atual Papa Leão XIV — segurando um copo da bebida durante uma visita a Belo Horizonte, em 2004.
Na época, ele era prior geral da Ordem de Santo Agostinho. Ele, contudo, não foi o único a ser fotografado tomando uma cervejinha. Uma foto de 2015 do Papa Bento XVI em seu aniversário de 90 anos também viralizou na web recentemente, o que acendeu ainda mais a discussão.
Sim, o papa pode beber cerveja. Historicamente, a Igreja Católica não proíbe o consumo de álcool. O Catecismo da Igreja, no parágrafo 2290, orienta para o uso moderado de alimentos e bebidas, condenando apenas os excessos — sem, no entanto, restringir o consumo de bebidas alcoólicas.
Desta forma, desde que com moderação, os pontífices podem beber cerveja e afins. O próprio Joseph Ratzinger, por ser da Baviera, na Alemanha, era grande apreciador da bebida. O Papa Francisco, por sua vez, já foi presenteado com garrafas de vinho e cerveja artesanal durante audiências.
Confira as publicações que viralizaram recentemente nas redes sociais p22n
🇻🇦 🍻 CURIOSIDADE: Falecido Papa Bento XVI, que renunciou em 2013, comemorou seus 90 anos bebendo CERVEJA com convidados no Vaticano. pic.twitter.com/7S3MJYSD
O cardeal Robert Prevost é o novo Papa da Igreja Católica. Escolhido no segundo conclave mais rápido da história, o religioso é o primeiro norte-americano a ocupar o posto. Ligado à vertente agostiniana da Igreja Católica e prefeito do Dicastério para os Bispos, Dom Robert Prevost tem 69 anos.
Ele é natural de Chicago e emitiu os votos solenes em agosto de 1981, ao ingressar no noviciado da Ordem de Santo Agostinho. Em 3 de novembro de 2014, foi nomeado apostólico da Diocese de Chiclayo, no Peru, pelo Papa Francisco. Em 2023, lhe foi concedido o título de arcebispo.
Dom Robert Prevost acompanhou o pontífice argentino durante suas últimas viagens oficiais.