Na estreia do Brasil em modalidades individuais em Tóquio, Lucas Verthein garantiu vaga para a próxima fase da competição de Remo, na categoria skiff individual, ao ficar na terceira colocação da bateria classificatória, realizada na noite desta quinta-feira (22), no Sea Forest Waterway, na baía de Tóquio.
Único representante do Brasil no remo nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, o carioca Lucas Verthein fez sua estreia no evento esportivo. – Foto: Miriam Jeske/COB/divulgação
Verthein, atleta do Botafogo, é o único brasileiro a representar o País nessa modalidade no Japão. Aos 23 anos, é um dos estreantes desta Olimpíada.
O brasileiro começou a bateria com uma ótima largada e se manteve na segunda colocação na maior parte do tempo. O húngaro Bendegúz Pétervári-Molnár ultraou Verthein no final da bateria, quando o brasileiro desacelerou o ritmo para se poupar. Mesmo assim, isso não o impediu fazer uma boa prova e se classificar para as quartas de final da disputa.
A primeira colocação da bateria ficou com o norueguês Kjetil Borch, com um tempo de 6min54s46, seguido do húngaro Pétervári-Molnár, que fez a prova em 7min04s42. Com a diferença menor de um segundo, Lucas Verthein encerrou a bateria com o tempo de 7min05s00.
Lucas Verthein volta a competir no sábado, às 21h (horário de Brasília). Ele buscará vaga para a semifinal.
Elogio do técnico d316
Técnico do remador, Paulo Vinicius de Souza elogiou a adaptação do seu atleta ao barco e também a raia de competição no Sea Forest Waterway.
“Tem muito vento lateral e mudanças de direção, gerando muita marola. Lucas tem evoluído bastante e vamos um o de cada vez”, afirmou o treinador.