Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro p5h5p

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumigatus, que já ameaça milhões de pessoas 1q5d5

Fungos letais do gênero AspergillusFungos letais do gênero Aspergillus podem causar sérias doenças em humanos – Foto: Reprodução/Wikipédia

O aquecimento global poderá criar ambientes cada vez mais favoráveis para fungos letais. É o que aponta um novo estudo liderado pela Universidade de Manchester, que indica que microrganismos causadores de doenças graves podem expandir sua presença e colocar milhões de vidas em risco.

Segundo os pesquisadores, caso nenhuma medida seja tomada contra as mudanças climáticas, espécies do gênero Aspergillus poderão aumentar seu alcance geográfico, causando infecções severas que afetam pulmão, coração e cérebro.

Cientistas alertam que mudanças climáticas podem ampliar áreas de risco para fungos letais como o Aspergillus fumigatus 596816

Entre as espécies analisadas, o destaque vai para o Aspergillus fumigatus, considerado o mais perigoso. Segundo o estudo, até o fim do século, sua área de atuação pode crescer em até 77,5%.

Apenas na Europa, mais de 9 milhões de pessoas arão a viver em regiões com risco elevado de infecção, já que o fungo pode entrar pelo sistema respiratório e se espalhar por órgãos vitais como cérebro e coração.

Mulher tirando foto da torre eiffelSegundo estudo, 9 milhões de europeus podem correr riscos com fungos letais – Foto: Reprodução/ND

Outro fungo preocupante é o Aspergillus flavus, que além de provocar infecções respiratórias, contamina plantações com aflatoxinas, substâncias cancerígenas.

O estudo alerta que o aumento das temperaturas pode levar a espécie a regiões até hoje consideradas frias, como Escandinávia, Rússia e o norte da China.

A terceira espécie analisada, Aspergillus niger, também deve se beneficiar do aquecimento global, com tendência de expansão em diversas partes do mundo, representando ameaça especial a pessoas imunocomprometidas.

Os autores lembram que variantes do gênero Aspergillus já circulam em ambientes urbanos e hospitais. Com o avanço do aquecimento e da umidade, a proliferação deve se intensificar.

Parede com mofoUmidade pode beneficiar ambientes para proliferação de fungos letais  – Foto: Canva/ND

A situação é agravada pela crescente resistência a medicamentos antifúngicos, que dificulta o tratamento, sobretudo em pacientes transplantados ou com câncer.

O Aspergillus fumigatus já é listado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como uma das maiores ameaças fúngicas ao ser humano. Nos casos mais graves, o fungo pode se espalhar de dentro para fora do corpo, comprometendo tecidos e órgãos.

Os cientistas concluem o estudo com um alerta: é preciso investir com urgência no desenvolvimento de novos medicamentos antifúngicos, melhorar o diagnóstico precoce e, sobretudo, frear as mudanças climáticas.

“Combinando a crise climática à resistência aos medicamentos, estamos diante de uma ameaça silenciosa que pode se espalhar sem controle”, advertem.

*Com informações do R7

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação 5h4r6s

Prefeito de Florianópolis foi diagnosticado com a inflamação nesta terça-feira (27), após apresentar ...

Saúde

Brasil erradica do foco da gripe aviária e notifica Organização Mundial da Saúde Animal 5j3h2d

Serviço Veterinário do país trabalhou por cerca de dez dias na granja comercial em Montenegro (RS), ...

Saúde

Santa Catarina tem aumento de casos de Influenza A e entra em ‘alto risco’; saiba como prevenir 2n4951

Estado registrou 77 mortes pela doença desde o começo do ano e entrou em classificação de alto risco ...

Saúde

O que é hemimelia fibular, doença rara de filha de Adriana Araújo, causas e tratamento u4v1r

Entenda o que é hemimelia fibular, a condição rara da filha da jornalista Adriana Araújo. Descubra c ...

Saúde

Aeroportos de capitais vão contar com salas multissensoriais para pessoas com autismo 294m35

O Silvio Costa Filho afirmou que pessoas com o Transtorno do Espectro Autista contarão com salas mul ...