As frutas que ajudam a reduzir o risco de desenvolver demências como o Alzheimer 3b2a33

Como a doença pode surgir em qualquer idade, inclusive na infância, a inclusão dessas frutas na dieta pode ser feita o quanto antes 1q3943

Frutas vermelhas ajudam a prevenir demênciaEstas frutas podem te ajudar a prevenir a demência – Foto: Reprodução/Unsplash/ND

Manter o cérebro saudável ao longo da vida pode ajudar a reduzir o risco de demência na velhice. Embora não exista uma proteção absoluta contra a doença, um estilo de vida saudável que inclua atividade física, interação social e uma alimentação equilibrada pode contribuir para a preservação da memória e das funções cognitivas.

Um estudo da Universidade de Columbia, em Nova York, publicado na revista PNAS, apontou que o consumo de maçãs e frutas vermelhas pode melhorar o desempenho mental.

Pesquisa estudou relação entre demência e flavonoides 141073

A pesquisa envolveu cerca de 3.600 voluntários saudáveis com idade média de 70 anos e investigou o impacto dos flavonoides, compostos encontrados nas frutas.

Durante três anos, metade dos participantes consumiu 500 mg diários de flavonoides do cacau, enquanto a outra metade recebeu um placebo. Além disso, 1.400 voluntários tiveram suas dietas analisadas por meio de exames de urina para medir a quantidade de flavonoides consumidos regularmente.

IdosoDemência afeta mais os idosos – Foto: Canva/ND

Os resultados mostraram que os participantes com dietas mais saudáveis apresentaram menos declínio cognitivo. Aqueles que tinham pouca ingestão de flavonoides se beneficiaram da suplementação, conseguindo evitar a perda de habilidades cognitivas e até melhorar a memória.

Já os participantes que já consumiam frutas regularmente não apresentaram mudanças significativas com a ingestão adicional da substância.

O professor Bernhard Watzl, presidente da Sociedade Alemã de Nutrição, também defende que os flavonoides podem ajudar na prevenção da demência. No entanto, ele destaca que ainda não se sabe qual é o momento ideal da vida para iniciar esse hábito alimentar.

CérebroFlavonoides ajudam a prevenir demências – Foto: Pexels/ND

“Talvez as decisões mais importantes para a saúde do cérebro sejam tomadas aos 20 ou 40 anos com a alimentação”, explica o especialista.

A doença pode surgir em qualquer idade, inclusive na infância, embora seja mais comum em pessoas mais velhas. Por isso, a inclusão das frutas na dieta pode ser feita o quanto antes.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

O que significa sentir chutes na barriga mesmo sem estar grávida 2dw66

Sentiu algo parecido com chutes na barriga, mas sabe que não está grávida? Esse fenômeno curioso pod ...

Saúde

Quais grupos musculares treinar juntos? Veja as melhores combinações para maximizar resultados 623ey

Saber quais grupos musculares treinar juntos é essencial, já que os exercícios devem promover força, ...

Saúde

Ter uma dessas duas profissões diminuem em até 40% o risco de morrer de Alzheimer 41233y

O novo estudo destaca a ideia de que exercitar uma região do cérebro de forma constante pode protegê ...

Saúde

Nem banana, nem maçã: fruta mais saudável do mundo tem superpoder contra o envelhecimento 6l428

Essa fruta se destaca pela alta concentração de vitamina C e antioxidantes potentes, como os flavono ...