O TEA (Transtorno do Espectro Autista) possui uma série de cores e símbolos específicos que abordam a pluralidade das pessoas neurodivergentes. No Dia Mundial do Autismo, comemorado nesta terça-feira (2), o portal ND Mais separou alguns dos significados representados para esta condição.

Autismo e seus significados 556g5b
- O azul
Segundo o site “unitea”, o azul representa a maior incidência de casos no sexo masculino. No entanto, há mulheres com TEA que reivindicam o uso da cor, por não se sentirem representadas.
O site “canal autismo”, explica que até a década de 1990, a proporção era de 4 a 5 meninos para cada menina diagnosticada. No entanto, estudos realizados na última década revelaram uma mudança nessa dinâmica, com a proporção reduzida para 3 meninos para cada menina diagnosticada.
Houve um aumento significativo no número de mulheres diagnosticadas com o transtorno.
Esse aumento pode ser atribuído a vários fatores, incluindo o fenômeno do “masking” ou “camuflagem social”, que é mais comum entre as meninas autistas.

- A peça de quebra-cabeça
A peça de quebra-cabeça representa a complexidade da condição e seus diferentes espectros que se encaixam formando o TEA. O logotipo da peça de quebra-cabeça foi usado pela primeira vez em 1963 e foi popularizado pela Autism Speaks. Eles o usam para simbolizar a ideia de que pessoas autistas são difíceis de compreender, como um quebra-cabeça.

- A fita de conscientização
A fita de conscientização, que é utilizada também por outras causas, mas em cores diferentes, é permeada de simbologia. A fita do quebra-cabeça foi adotada em 1999 como o sinal universal da consciência do TEA.

Além de trazer o quebra-cabeça, suas peças, são em cores diferentes, isso representa a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno.
As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e à conscientização da sociedade em geral. É usada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.
- Logotipo da neurodiversidade
Desenvolvido por pessoas no espectro, o símbolo do infinito em cores arco-íris, também conhecido como logotipo da neurodiversidade, simboliza tanto a esperança quanto a diversidade de experiências dentro do Transtorno do Espectro Autista.
