
A miocardite é uma doença que resulta da inflamação do músculo do coração, chamado miocárdio. Pode ser causada por infecções por vírus (80-90% dos casos), bactérias, protozoários ou fungos, medicamentos, doenças autoimunes, consumo exagerado de álcool ou consumo de drogas como a cocaína.
Pesquisa nos EUA mostra que pacientes com Covid 19, durante março de 2020 a janeiro de 2021 tiveram, em média, 15,7 vezes mais o risco de miocardite em comparação com aqueles que não tiveram a doença.
ada a pandemia, seus resquícios, que aparecem por meio da chamada síndrome do pós-covid ainda preocupam, e um dos fatos que chamam atenção na rotina do cardiologista Dr. Fabio Musa, da Clínica São Lucas em Palhoça, é o número de casos de miocardite, uma disfunção no coração que pode ser muito grave e exige atenção, e que teve alta de casos quando associada ao histórico de Covid 19.
O médico informa sobre os dados alarmantes de uma pesquisa feita pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention ou Centros de Controle e Prevenção de Doenças) nos Estados Unidos. O CDC é a principal organização de serviços baseada em ciência e orientada por dados do país, que protege a saúde pública. Os dados sugerem uma associação entre Covid-19 e miocardite. O CDC avaliou essa associação usando um grande banco de dados istrativos de saúde, baseado em atendimentos em mais de nove mil hospitais dos EUA.
A pesquisa levou a uma realidade preocupante. O número de pacientes internados com miocardite foi 42,3% maior em 2020 do que em 2019. Durante março de 2020 a janeiro de 2021, período que coincidiu com a pandemia de Covid 19, o risco de miocardite foi de 0,146% entre pacientes diagnosticados com Covid 19 durante uma internação ou consulta ambulatorial hospitalar e 0,009% entre os pacientes que não foram diagnosticados com a doença.
A pesquisa levantou que os pacientes com Covid 19, durante março de 2020 a janeiro de 2021 tiveram, em média, 15,7 vezes o risco de miocardite em comparação àqueles sem Covid 19. Por idade, as taxas de risco variaram de aproximadamente sete vezes para pacientes de 16 a 39 anos a mais de 30 vezes o risco para pacientes com menos de 16 anos ou mais de 75 anos.
A importância das avaliações de rotina 3r1s4u

“Nós temos casos de pacientes jovens, que tiveram Covid 19 e chegam ao consultório sintomáticos com comprometimento cardíaco grave”, comenta Dr. Musa.
Segundo o especialista, a disfunção cardíaca é resultado de fatores como a ação direta do vírus que leva à perda de miócitos por necrose, aos efeitos citotóxicos dos mediadores inflamatórios e estresse oxidativo, promovendo o que se chama de sofrimento ou injúria miocárdica. Ele chama atenção para os sintomas em quem já teve Covid 19: falta de ar; cansaço, fadiga; dificuldade para dormir na posição horizontal; inchaço nas pernas; dor no peito; palpitações. Esses pacientes necessitam de uma avaliação cardiológica criteriosa.
Diagnóstico e tratamento
A avaliação diagnóstica se faz através da suspeita clínica, juntamente com métodos de imagem não invasivos como ecocardiograma transtorácico e ressonância magnética do cardíaco, sendo a confirmação diagnóstica possível somente através da biópsia endomiocárdica (indicada em alguns casos específicos). Por isso o Dr. Musa afirma que é preciso prestar atenção aos sintomas e seguir os conselhos médicos.
Uma vez feito a suspeição diagnóstica de miocardite, inicia-se o tratamento medicamentoso com foco na melhora da insuficiência cardíaca. Segundo o médico, a maioria dos casos com tratamento precoce pode ter a reversão das sequelas, de acordo com sua experiência em consultório.
“É de suma importância sempre ter uma avaliação cardiológica, exames anuais de controle, conhecimento sobre histórico familiar, fatores de risco e ficar atento a sintomas diferentes no coração”, orienta Dr. Fabio Musa.
Saiba mais em: x5k1g
São Lucas Hospital e Clínica
Av. Barão do Rio Branco, 461 – Centro – Palhoça / SC – CEP 88130-101
Horários de agendamentos: 2ª a 6ª das 07h às 21h; Sábados, das 8h às 14h.
Atendimento sem Hora Marcada das 7h às 23h – (48) 3242-7788
Ter saúde ficou mais fácil com Clincard
Assim como o Dr. Musa, o Clincard tem um guia de profissionais especializados para você escolher, de acordo com sua necessidade em saúde. O Clincard é um cartão de benefícios e o à saúde de qualidade. Com ele, você tem até 70% de desconto em serviços de saúde, por meio de parcerias com clínicas, laboratórios, farmácias, óticas, academias e pet shops. Você pode utilizar serviços como consultas médicas, exames, serviços de bem-estar e medicamentos, com valores especiais.
Credibilidade + serviços de qualidade dos parceiros!
Clincard
Com o seu Clincard, você tem diversos benefícios em serviços de saúde como consultas, exames, farmácias e óticas.
Rede Credenciada
Entre em contato por telefone ou consulte nosso Guia Online e encontre o que você precisa. Com o Clincard você tem o aos mais completos estabelecimentos de saúde!
Clincard Empresarial
Sem taxa de adesão ou carência.
Até 70% de redução em consultas;
Até 50% de redução em exames de laboratório e exames de imagem;
Até 35% de redução em farmácias e óticas.
Agende Consultas e exames de forma rápida e sem burocracia. Serviço exclusivo e disponível para todos os clientes Clincard.
Rede credenciada – mais de 350 estabelecimentos credenciados
Dentistas – até 30% redução
Academias – até 30% redução
Pet Shops – até 35% redução
Consulte o guia no guia.clincard.com.br
Agende consultas e exames pelo WhatsApp (48) 9 9147-2514
Saiba mais: saude.clincard.com.br
Para atendimento médico com telemedicina: souclin.clincard.com.br/telemedicina
Vantagens da telemedicina:
Médicos especializados
Consultas mais baratas
Atendimento rápido e sem filas
Consultas pelo celular ou tablet