Cidade de SC entra em situação de epidemia por dengue 34o14

O município de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste do estado, entrou em situação de epidemia por dengue; veja as ações tomadas 3v4c3b

O município de São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, entrou em situação de epidemia por dengue. O número de casos confirmados da doença subiu para 135, levando as autoridades de saúde a decretarem estado de epidemia.

Cidade de SC entra em situação de pandemia por dengueAção de combate à dengue – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Diante desse cenário, o governo municipal intensificou as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Na manhã desta quinta-feira (20), aproximadamente 100 agentes de saúde, comunitários e de combate às endemias participaram de um encontro para definir medidas mais rigorosas de prevenção e atendimento à população.

A classificação como epidemia por dengue ocorre quando há uma disseminação ampla e sustentada da doença em diferentes regiões do município, exigindo a adoção de protocolos mais rígidos dentro do Plano de Contingência.

Como resposta, foram reforçadas a fiscalização dos focos do mosquito, a ampliação das equipes de atendimento e a intensificação das campanhas de conscientização.

O enfermeiro e coordenador da Vigilância Epidemiológica Municipal, Marcos Bortolanza, enfatizou a importância da colaboração entre a comunidade e os profissionais da saúde.

“A dengue não é apenas um problema de saúde pública, é uma ameaça à vida. Precisamos da participação de todos na eliminação dos criadouros do mosquito, pois a doença pode levar a óbito”, alertou.

Agentes de saúde, comunitários e de combate às endemias participaram de um encontro para definir medidas para sair do estado de epidemia por dengue – Foto: Prefeitura de São Miguel do Oeste/NDAgentes de saúde, comunitários e de combate às endemias participaram de um encontro para definir medidas para sair do estado de epidemia por dengue – Foto: Prefeitura de São Miguel do Oeste/ND

Ações para controlar situação de epidemia por dengue 3a6l3u

Para conter a proliferação do Aedes aegypti, a aplicação do fumacê iniciou na quarta-feira (19), atingindo especialmente os bairros Sagrado Coração e parte do São Luiz. A programação continua nesta sexta-feira (21) no bairro São Jorge, a partir das 17h40, sob coordenação da Gerência de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde também reforça que os exames para diagnóstico da dengue estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, na unidade de saúde central.

Epidemia por dengue: pacientes com sintomas de dengue devem procurar atendimento médico e realizar o teste – Foto: Roberto Zacarias/Secom-SC/NDEpidemia por dengue: pacientes com sintomas de dengue devem procurar atendimento médico e realizar o teste – Foto: Roberto Zacarias/Secom-SC/ND

Pacientes com sintomas como febre alta, dores no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, fraqueza e manchas vermelhas na pele devem procurar atendimento imediato.

Os moradores são orientados a evitar o acúmulo de água parada, manter seus quintais limpos e denunciar possíveis focos do mosquito. As equipes de saúde estão avaliando a capacidade dos locais de atendimento para garantir e adequado aos pacientes.

Para mais informações e orientações sobre a dengue, a população pode procurar as unidades de saúde do município.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 543e5s

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 2s3ct

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 545p2c

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...