Cidades do Oeste de SC devem adotar mais restrições e ampliar testagem 354t3q

A partir da próxima semana, a região deve adotar medidas em conjunto, com restrições valendo para todas as 20 cidades da Amosc 6l445r

Os municípios do Oeste de Santa Catarina adotarão novas restrições e  ampliarão a testagem para o novo coronavírus. A decisão regionalizada se deu após reunião, nesta quinta-feira (23), da Amosc (Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina).

Os prefeitos da região, que reúne 20 municípios, definiram algumas atitudes “em um momento que a situação [da pandemia] se agrava na região”, segundo o prefeito de Chapecó e presidente da associação, Luciano Buligon (PSL).

Região deve se reunir com pastas de saúde estadual e nacional para articular abertura de novos leitos – Foto: HRSP/NDRegião deve se reunir com pastas de saúde estadual e nacional para articular abertura de novos leitos – Foto: HRSP/ND

Além dos prefeitos da região, também participaram da reunião representantes do Ministério Público, da secretaria de Estado da Saúde e as presidências das Associações de Municípios. A expectativa é que, com essa representatividade presente, as ações e demais restrições que forem adotadas futuramente, deverão ser em âmbito regional.

Segundo Buligon, as restrições que já foram tomadas serão mantidas, com destaque para “suspensão de aulas, fechamento de parques, fechamento do bandejão e restrição no horário de funcionamento de bares”, por exemplo.

Ampliação nos testes e leitos 5t5c2z

O município de Chapecó divulgou que adquiriu 10 mil novos testes, e a previsão é de que demais cidades da região também ampliem a testagem. Além disso, Chapecó também deve ampliar a aquisição de testes.

Os leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que somam 137 em toda a região e 59 somente em Chapecó, devem ser ampliados através de articulações, segundo Buligon.

A intenção dos prefeitos é se reunirem com a secretaria de Estado da Saúde e o Ministério da Saúde para pressionar estas esferas e, assim, ampliar a oferta de tratamento intensivo.

A taxa de ocupação na região é de 65,7%, a segunda menor do Estado, conforme a secretaria de Estado da Saúde. Com exceção das duas regiões ao Oeste, todas as demais somam uma taxa de ocupação de leitos de 80% ou mais, próximo ao nível estadual, que está em 79%.

Panorama da Covid-19 56v5r

Chapecó é, atualmente, a quinta cidade em número de casos em Santa Catarina, com 3.303 confirmações, além de 13 mortes. Em todo o Estado, são 62.282 casos e 812 mortes, conforme atualização desta quinta (23).

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Coronavírus 1q3c58

Coronavírus

Pais que recusaram vacina são obrigados a vacinar filhos e pagar multa em SC 4j4w2n

Moradores de Schroeder se recusaram a vacinar as crianças sem justificativa médica, segundo o Minist ...

Coronavírus

Covid-19: Dive começa distribuição das vacinas recebidas pelo Ministério da Saúde 5z3m5n

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) de Santa Catarina começou a distribuição de novas do ...

Coronavírus

Após três meses, Santa Catarina recebe nova remessa de vacinas contra a Covid-19 4t3ch

Desde julho, o Estado não recebia vacinas para o público infantil, enquanto outras doses venceram em ...

Coronavírus

Falta de vacinas: 65% das cidades do Brasil relatam estoque crítico 50502n

Paulo Alceu: "isso preocupa, pois a falta de vacina é a porta para o retorno de doenças erradicadas. ...

Coronavírus

Santa Catarina registra primeiros casos da nova variante do coronavírus 6d1x5

Santa Catarina confirmou os primeiros casos da nova variante do coronavírus, que foram registrados n ...