
Muitos questionam os efeitos da eletroestimulação de corpo inteiro (EMS). Por isso é importante esclarecer como ela funciona. A equipe da Tecfit Florianópolis, academia especializada em EMS, aponta as principais características, indicações e resultados, em relação ao treinamento convencional.
Na contração muscular voluntária o estímulo parte do sistema nervoso central (SNC), propagando-se dos neurônios até a placa motora existente no músculo, efetivando o movimento. Já na eletroestimulação, a contração é gerada a partir do estímulo elétrico de um eletrodo que está posicionado sobre o músculo, encurtando o caminho entre o SNC e a placa motora, e é através dele que o impulso elétrico é gerado, sem necessitar do comando do Sistema Nervoso Central.
Porém, existem algumas diferenças importantes que precisam ser ressaltadas. A contração voluntária ativa fibras musculares de acordo com a exigência do exercício, tanto em tamanho quanto em número; ou seja, um exercício leve irá recrutar menos fibras e de menor calibre.

A eletroestimulação recruta preferencialmente fibras de maior calibre muscular, devido ao estímulo promovido pelo eletrodo posicionado diretamente sobre o músculo. Assim, aumentando a intensidade no equipamento, podemos recrutar mais fibras e também aumentar a profundidade de alcance.
No treino convencional de força, você precisará aumentar a carga para aumentar a potência e o recrutamento de fibras maiores; na eletroestimulação com o aumento da intensidade de acordo com a frequência desejada, você poderá objetivar tanto o ganho de força como hipertrofia.
Risco de lesões 5e4xz
Segundo Feigenbaum e Meyer (2009) , no treino convencional deve-se ter cuidado com a realização incorreta de exercícios, progressão inadequada das cargas de treinamento, desequilíbrios musculares, e pela falta de acompanhamento de um profissional qualificado.
Na eletroestimulação, o princípio é a funcionalidade. Em muitos casos trabalha-se somente com o peso do próprio corpo, podendo utilizar resistência de faixas elásticas e órios de acordo com cada treino. Preservando o movimento íntegro sem sobrecargas extremas. A intensidade pode variar de acordo com os objetivos do aluno.
Substituir treinamento convencional por EMS? 4d3d6s
Segundo Feigenbaum e Meyer (2009) , no treino de convencional deve-se ter cuidado com a realização incorreta de exercícios, progressão inadequada das cargas de treinamento, desequilíbrios musculares, e pela falta de acompanhamento de um profissional qualificado.
Na eletroestimulação o princípio é a funcionalidade. Em muitos casos trabalha-se somente com o peso do próprio corpo, podendo utilizar resistência de faixas elásticas e órios de acordo com cada treino. Preservando o movimento íntegro sem sobrecargas extremas. A intensidade pode variar de acordo com os objetivos do aluno.
Em ambas as modalidades precisa-se entender o foco de cada indivíduo. Ambos têm resultados idênticos, conforme o encontrado por pesquisadores brasileiros que buscaram saber se a EMS traz o mesmo resultado em hipertrofia quando comparado ao treino resistido com pesos.

Durante 8 semanas analisando os resultados, os ganhos em relação a espessura muscular foram os mesmos nos grupos analisados, demonstrando mais uma vez, que a eficiência do treino de EMS é idêntica ao treino resistido para força e hipertrofia muscular. Podendo manter as duas atividades como complementares.
Na eletroestimulação temos um treino rápido, dinâmico, funcional, que pode atender desde o atleta, o sedentário avesso a atividade física, às pessoas que não têm tempo, assim como indivíduos que procuraram recuperar dores e lesões e idosos que estão tentando recuperar funcionalidade e massa magra.
Muitas mulheres e homens também buscam aquele “up” na estética, seja em definição muscular ou também no efeito de drenagem linfática que a contração proporciona. Precisamos ressaltar que existem algumas contraindicações ao treinamento com EMS.
As principais são: arritmia cardíaca, doenças neurológicas graves, neoplasias e trombose. Analisamos cliente a cliente para que o atendimento seja realmente personalizado e coerente com as suas necessidades e possibilidades.
Sobre a Tecfit 6i3j6y
A Tecfit Florianópolis conta com uma equipe multidisciplinar, constituída por profissionais de educação física, treinados e especializados na Universidade Tecfit, que oferece educação continuada através de plataforma de estudos com os melhores pesquisadores da área, e
fisioterapeuta especialista em lesões e reabilitação postural global. Todo atendimento é pautado nos detalhes. Desde a atenção do time de recepção, dedicação do quadro técnico, até os cuidados com a higienização e sanitização de cada espaço dentro da academia.
Agende uma aula experimental e acompanhe as redes da Tecfit:
- E-mail: [email protected]
- Celular: (48) 99134- 0020
- Telefone: (48) 3039-0220
- Segunda a sexta: 6h às 22h
- Sábados: 8h às 14h