
Entre os diversos aspectos da saúde da mulher, dois temas são recorrentes nos consultórios, os corrimentos e a menopausa. Há um leque enorme de dúvidas, de situações particulares, de alternativas de tratamento que hoje estão disponíveis. Ninguém melhor que uma especialista para falar sobre estes temas.
A Dra. Leryane Blaszkowski, ginecologista e obstetra, atende no Hospital e Clínica São Lucas, em Palhoça, e faz parte do grupo de profissionais associados da Clincard. Ela se divide entre os consultórios, as aulas na Unisul, em Palhoça, e ainda mantém atividades em gestão de saúde. A doutora Leryane observa que o corrimento é uma queixa diária no consultório. E ela procura esclarecer as mulheres partindo do princípio de que a secreção vaginal faz parte da fisiologia feminina, é uma reação benéfica do organismo e, às vezes, é uma patologia.
Ou seja, um corrimento não necessariamente é uma doença. Cabe ao ginecologista diferenciar, com apoio de exames, o que é normal, hormonal e o que é patológico. Existem alguns corrimentos que são característicos de doenças, a candidíase, por exemplo, as ISTs (infecções sexualmente transmissíveis), casos mais complicados, que serão examinados com profundidade conforme os sintomas. Existem casos que são mais complicados e na dúvida se fazem exames específicos, para adotar o tratamento e a medicação adequados.
Quando não é doença, entra a orientação para minimizar o desconforto. São atitudes simples, como tomar mais água, usar probióticos, evitar o uso prolongado dos protetores de calcinha, o sabonete íntimo em excesso e água muito quente. Devemos manter a barreira natural que protege a região genital. Muita atenção, porque é fundamental identificar doenças no início. E uma das mais sérias é a sífilis, que começa com uma feridinha indolor.
Entrando na menopausa 6j5g5m
Cientificamente, a menopausa é o nome dado à última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva da vida da mulher. A dra. Leryane chama a atenção para o fato de que a mulher vive praticamente um terço da sua vida neste período. Portanto, ela precisa garantir uma melhor qualidade de vida.
Em geral as mulheres am a conviver com uma série de sintomas causados pela perda de hormônios. São os fogachos, alterações de libido, insônia, mudanças na pele, cabelo, humor, etc. Os fogachos (ondas de calor) estão muito relacionados à deficiência hormonal, mas também ao estado emocional da mulher. Para que ela viva bem e envelheça com saúde, podemos buscar a reposição hormonal e de vitaminas e agregar ao tratamento a prática de exercícios físicos, além de manter atividades de lazer, vida social e, se possível, trabalhar.
Afinal, cuidar da saúde mental é fundamental. Ainda falando dos sintomas, para cada mulher ocorrem diferentes manifestações e para algumas não acontece nada, destaca Leryane. O melhor tratamento defendido pela Dra. Leryane continua sendo a reposição hormonal. Ela diz que os hormônios produzidos hoje oferecem bem menos riscos de efeitos adversos. E este tratamento pode ser associado aos fitoterápicos, a outras terapias, aos exercícios físicos – a musculação é o melhor deles, por que a mulher perde muita massa muscular. A melhor época para começar o tratamento e ter os benefícios, é até os 55 anos, para que a mulher tenha uma resposta muito melhor. A especialista ainda explica que a quantidade de hormônios é a menor possível para cada paciente.

Dra. Leryane Blaszkowski CRM 30243/SC Ginecologista e Obstetra RQE 19832 (registro de Qualificação na especialidade) São Lucas Clínica e Hospital Av. Barão do Rio Branco, 461 – Centro – Palhoça / SC – CEP 88130-101 Horários de agendamentos: 2ª a 6ª das 07h às 19h; Sábados, das 8h às 14h. Clínica 24 horas – (48) 3242-7788
Clincard 5954t
O Clincard é um cartão de benefícios e o à saúde de qualidade. Com ele, você tem até 70% de desconto em serviços de saúde, por meio de parcerias com clínicas, laboratórios, farmácias, óticas, academias e pet shops. Você pode utilizar serviços como consultas médicas, exames, serviços de bem-estar e medicamentos, com valores especiais. Além disso você pede seu Clincard agora e realize sua consulta sem carência ou taxa de adesão.
Rede Credenciada 5w5746
Entre em contato por telefone ou consulte nosso Guia Online e encontre o que você precisa. Com o Clincard você tem o à nossa rede de parceiros!
Clin Empresarial 1c4511
- A partir de 10 funcionários;
- Até 70% de redução em serviços de saúde;
- Sem taxa de adesão ou carência;
- Até 70% de redução em consultas particulares;
- Até 50% de redução em exames de laboratório e exames de imagem;
- Até 35% de redução em farmácias e óticas;
Busca pra mim 1t2e38
- Agende Consultas e exames de forma rápida. Serviço exclusivo e disponível para todos os clientes Clincard.
- Rede credenciada – mais de 400 estabelecimentos credenciados
- Dentistas – até 30% redução Academias – até 30% redução
- Pet Shops – até 35% redução Consulte o guia no guia.clincard.com.br
- Agende consultas e exames pelo WhatsApp (48) 9 9147-2514
Para adquirir seu cartão Clincard:
- Site
- Ligue: 48 3024 9226.
- WhatsApp: 48 99147 2514.
Vantagens da telemedicina:
- Médicos especializados
- Consultas mais baratas
- Atendimento rápido e sem filas
- Consultas pelo celular ou tablet
- Todos os dias do ano, 24h e em qualquer lugar
- Sem taxa de adesão ou carência