De diurético a remédio para a pressão: quais substâncias são consideradas como doping? 2c3e4b

Substâncias presentes em remédios de uso contínuo podem ser identificadas em testes de doping; veja quais 2q5o5m

O uso de substâncias para potencializar o rendimento é um assunto polêmico, mas que pode eliminar atletas de disputas oficiais. Além dos anabolizantes, remédios utilizados por pessoas hipertensas também podem ser consideradas como doping.

Comprimidos de anabolizantes são achados no doping - comprimidos brancos redondos saindo de garrafa rosaMedicamentos podem potencializar desempenho e causar desclassificação de atletas em disputas – Foto: Pixabay/Reprodução/ND

Afinal, o que é doping? 42j6q

Doping é o termo utilizado para definir o uso de substâncias que alteram a capacidade do corpo de responder a estímulos. Em geral, os produtos com essa função são utilizados por atletas de alto rendimento que precisam de mais força, agilidade e até perder peso.

A definição das substâncias proibidas e o combate da prática pelos atletas são feitos pela Agência Mundial Antidoping (do inglês WADA – World Anti-Doping Agency).

A classificação das substâncias incluídas no doping são divididas nas seguintes categorias: nq4s

Narcóticos: diminuem a percepção da dor.

Estimulantes: reduzem o cansaço e aumentam a adrenalina no organismo.

Betabloqueadores: diminuem a pressão arterial e, consequentemente, os batimentos cardíacos – são utilizados por atletas de arco e flecha, e competições de tiro para potencializar a precisão e a firmeza nas mãos.

Diuréticos: utilizados para controlar o peso e até disfarçar o doping.

Hormônios peptídeos e análogos: melhoram e até aumentam a potência e o volume muscular.

Esteroides anabólicos (anabolizantes): reforçam os músculos.

  • Pessoas que precisam de medicamentos para controlar a pressão arterial e arritmias cardíacas podem ser desclassificadas no teste de doping por uso de betabloqueadores – mesmo casos de fins terapêuticos.

No entanto, em situações específicas de condições de saúde, os atletas podem solicitar uma AUT (Autorização de Uso Terapêutico) que permite o uso de substâncias medicamentosas para tratamentos, desde que exista um diagnóstico médico e a substância também não influencie significativamente no desempenho do competidor.

Relembre atletas brasileiros desclassificados por doping 6r6b3k

Tandara 1t1x3e

Mulher usando camisa verde e amarela sacando bola de vôleiJogadora era um dos principais nomes do vôlei brasileiro – Foto: Wander Roberto/COB/Divulgação/ND
  • Desclassificada na competição da Tóquio 2020, a oposta da seleção brasileira de vôlei Tandara foi impedida de participar, após a testagem identificar uma substância vetada no organismo da atleta. Na época, a suspeita era de que o resultado fosse um efeito adverso de um remédio para controle menstrual.

Fernando Reis d461a

Homem branco carregando pesos vermelhos em barraFernando é considerado o maior atleta brasileiro da modalidade de todos os tempos – Foto: COB/Reprodução/ND
  • Tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, o halterofilista foi pego no doping às vésperas do início dos Jogos de Tóquio. Foi a segunda vez em que o levantador de peso testou positivo para substâncias vetadas. Conforme a CBPL (Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos) foi identificado no organismo de Reis um tipo de hormônio do crescimento.

Rafaela Silva 6u5i2

Judocas lutando nas olimpíadas de paris 2024, de costas para foto mulher de cabelos curtos e escuros usa kimono branco e de frente para a foto atleta negra usa kimono azulJudoca perdeu a disputa pelo bronze nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 – Foto: Alexandre Loureiro/COB/Divulgação/ND
  • A judoca brasileira também ficou de fora da Tóquio 2020, após ser suspensa por conta de um teste que apontou a presença de fenoterol – substância característica de remédios para condições respiratórias – a atleta alegou que o resultado positivo foi causado pela interação dela com um bebê que fazia tratamento com o medicamento. Ela foi suspensa por dois anos e voltou a disputar na Paris 2024, mas perdeu a luta pelo bronze.

Daniel Nascimento 403y17

Homem negro de cabelos loiros correndo usando regata laranja neon e bermuda colada azulMaratonista foi suspenso antes dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 – Foto: Instagram @dsurfotos/Reprodução/ND
  • Em 2024, o primeiro caso de doping foi do maratonista Daniel Nascimento, que testou positivo para três substâncias vetadas: drostanolona, metenolona e nandrolona, todas de caráter anabolizante. Como consequência, Nascimento ficou fora da delegação brasileira para Paris 2024.
Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Paris 2024 585v5v

Paris 2024

Maratonista que esteve em Paris 2024, Rebecca Cheptegei morre queimada pelo ex-namorado 312j22

A atleta ugandesa Rebecca Cheptegei morreu nesta quinta-feira (5) com mais de 80% do corpo queimado ...

Paris 2024

Phelipe Rodrigues: o nadador que conquistou o pódio em Paris 2024 e o coração do Brasil c2h38

Maior medalhista paralímpico do Brasil, Phelipe Rodrigues brilhou em Paris 2024 e encantou o mundo c ...

Paris 2024

Medalhista em Paris, ginasta chinesa volta a trabalhar no restaurante dos pais após Olimpíada 4n5oc

A atleta subiu no pódio com uma pontuação de 14.100 na final da trave e viralizou ao imitar italiana ...

Paris 2024

Crime? Acusada de ser trans, polêmica com campeã olímpica Imane Khelif explode na Justiça 686o1t

Entre as pessoas que praticaram o linchamento virtual estão a escritora de "Harry Potter", J.K.Rowli ...

Paris 2024

Entrevista: Presidente da CBT revela o que falou a Djokovic na entrega da medalha em Paris 733j1n

Rafael Westrupp, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, bateu um papo com exclusividade com ...