Uma cirurgia digna de filme foi realizada com sucesso em Jerusalém, Israel, e chamou a atenção pela complexidade do caso. Os médicos conseguiram reconectar a cabeça de um menino de 12 anos, de volta ao pescoço. A lesão é conhecida como luxação atlanto-occipital, em palavras mais simples, uma decapitação interna.

O paciente, Suleiman Hassan, mora na Cisjordânia, na Palestina, e sofreu um acidente enquanto andava de bicicleta, ainda em junho, quando foi atropelado por um veículo.
A queda foi forte o suficiente para quebrar as vértebras superiores da coluna, separando a cabeça do corpo. Apenas músculos e a pele a mantinham no lugar. As informações são do “Jornal Extra”.
A equipe de heróis responsáveis pela cirurgia trabalha no Hadassah Medical Center, em Jerusalém. Eles tiveram pouco tempo para salvar a vida da criança, devido à complexidade do caso.
“Lutamos pela vida do menino. O procedimento é muito complicado e levou várias horas. Na sala de cirurgia, usamos novas placas e fixações na área danificada. Nossa capacidade de salvar a criança foi graças ao nosso conhecimento e à tecnologia mais inovadora na sala de cirurgia”, afirmou Ohad Einav, um dos médicos envolvidos. O feito foi divulgado pelo hospital na última quarta-feira (12).
Criança recebe alta após decapitação interna 511u3d
Felizmente, o menino já recebeu alta hospitalar, mas segue monitorado em casa e utiliza uma tala cervical. A situação é considerada um milagre, já que estudos apontam uma taxa de sobrevivência extremamente baixa em casos de decapitação interna.
“O fato de tal criança não ter déficits neurológicos ou disfunção sensorial ou motora, e de estar andando sem auxílio após um processo tão longo, não é pouca coisa”, finalizou Einav.