Morte de atleta em SC ocorreu por desidratação após uso de diuréticos; médica explica o perigo 4d2k54

Especialista diz que abuso no uso de diuréticos pode causar desequilíbrio no organismo; fisiculturista morreu no último sábado (3), após evento realizado em Santa Catarina 42584s

Neste sábado (10) completa uma semana da morte do fisiculturista Antônio Souza, de 26 anos. Ele sofreu uma parada cardíaca causada por desidratação e morreu no último sábado (3), após uma competição em Santa Catarina. Segundo a família, o quadro foi causado por consumo de substâncias diuréticas.

Morte de Antônio Souza após competição foi causada por uso excessivo de diuréticos para ‘secar’ o corpo – Foto: Reprodução Instagram/NDMorte de Antônio Souza após competição foi causada por uso excessivo de diuréticos para ‘secar’ o corpo – Foto: Reprodução Instagram/ND

Natural do Estado do Amazonas, Antônio morava em Manaus e viajou até Santa Catarina para participar do Navega Open, competição de fisiculturismo que ocorreu em Navegantes, no Litoral Norte.

Segundo a esposa, o atleta estaria muito desidratado após tomar diuréticos para aumentar a eliminação de líquidos e ‘secar’ o corpo. O excesso da substância provocou uma sobrecarga nos rins de Souza, que ou mal e morreu após a competição.

Desidratação por diuréticos: entenda consequências para a saúde 332z2h

Os diuréticos são substâncias capazes de aumentar a produção de urina, acelerando a eliminação de água através dos rins. A endocrinologista e metabologista Camila Spivakoski explica a finalidade dos diuréticos.

“Em geral, a indicação se restringe ao tratamento de quadros de hipertensão arterial e doenças que levam ao acúmulo de líquido no corpo, como a insuficiência cardíaca, doenças do fígado e renais”, afirma.

Família afirma que fisiculturista estava muito desidratado por conta dos diuréticos – Foto: Reprodução/Instagram/NDFamília afirma que fisiculturista estava muito desidratado por conta dos diuréticos – Foto: Reprodução/Instagram/ND

“No fisiculturismo, muitos atletas acabam usando os diuréticos de forma abusiva para reduzir o peso significativamente, principalmente às vésperas de competições, facilitando o o ao peso estabelecido nas categorias e para melhorar a definição muscular”, detalha a médica.

Conforme a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem, para os atletas, entre as principais consequências no consumo está a predisposição a lesões por conta de alterações metabólicas de cálcio e sódio.

A especialista alerta que o uso abusivo de diuréticos pode desencadear desequilíbrio no organismo pela perda dos dois eletrólitos.

“Além disso, se houver uma desidratação intensa, ela pode afetar a capacidade do coração de bombear o sangue devido à redução importante de volume sanguíneo, com queda de pressão arterial e risco de parada cardíaca e morte” – alerta Camila Spivakoski, endocrinologista e metabologista.

Para evitar consequências para a saúde ou até morte, a médica orienta que as pessoas busquem sempre acompanhamento com um especialista antes de utilizar qualquer substância.

Em nota divulgada nas redes sociais, a SPFF (Sports Promoters Fisiculturismo e Fitness), responsável pelo evento, se solidarizou com a morte do atleta.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Aquecimento global pode ampliar alcance de fungos letais que atacam pulmão, coração e cérebro 26y3c

Estudo alerta que mudanças climáticas favorecem expansão de fungos perigosos como o Aspergillus fumi ...

Saúde

Doador com gene ligado ao câncer transmite mutação para 23 crianças x613d

Falha na triagem genética permitiu que mutação associada ao câncer fosse transmitida a dezenas de cr ...

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 543e5s

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 2s3ct

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...