Desmaios: o que fazer quando uma pessoa desmaiar perto de você 5c4g3a

Contar com o auxílio de um serviço de urgência e emergência como o da Help é fundamental para evitar complicações e sequelas em casos de desmaios 112x6q

desmaiosOs desmaios podem ser assustadores, mas saber como agir pode fazer toda a diferença – Foto: Divulgação

Desmaios podem acontecer a qualquer momento e em qualquer lugar. E você sabe o que fazer quando alguém desmaiar perto de você? Em um primeiro momento é normal se assustar e ficar preocupado, mas manter a calma e agir rapidamente é fundamental para, dependendo da situação, evitar complicações ou sequelas.

Entenda melhor o que é um desmaio, quando ele pode acontecer e quais são os cuidados necessários se alguém desmaiar perto de você.

O que é um desmaio? 2z135w

Provavelmente você já desmaiou em algum momento da sua vida ou presenciou o desmaio de alguém, mas afinal, por que isso acontece? O desmaio, também conhecido como síncope, é a perda temporária de consciência devido à diminuição temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro.

Isso resulta em uma interrupção temporária das funções cerebrais normais, levando à perda da consciência e, às vezes, a quedas repentinas. Geralmente, os desmaios são breves e a pessoa se recupera completamente em pouco tempo.

Várias causas podem levar a essa condição, sendo as mais frequentes: 293712

  • Redução temporária do fluxo sanguíneo para o cérebro: isso pode ocorrer devido a alterações na pressão arterial, vasodilatação excessiva, estresse emocional ou tensão física;
  • Alterações na frequência cardíaca: batimentos cardíacos anormais, como arritmias, podem causar desmaios devido à interrupção do fluxo sanguíneo adequado para o cérebro;
  • Desidratação: a falta de líquidos no corpo pode levar à diminuição da pressão arterial e, consequentemente, a desmaios;
  • Hipoventilação: respiração inadequada ou superficial pode levar a níveis baixos de oxigênio no sangue, causando desmaios;
  • Condições médicas subjacentes: algumas condições, como diabetes, distúrbios cardíacos, problemas neurológicos, efeitos colaterais de medicamentos, entre outros, podem aumentar o risco de desmaios;
  • Lesão na cabeça: se o indivíduo cair batendo a cabeça no chão ou outro objeto, ou ainda for atingido com algum objeto, pode ter a consciência reduzida.

Sinto que vou desmaiar, e agora? 5m5z57

Caso você esteja sentindo que vai desmaiar ou alguém do seu lado está falando isso, siga a recomendação dos bombeiros: sente-se e coloque a cabeça entre os joelhos fazendo pressão para cima, enquanto outra pessoa faz pressão para baixo.

Isso ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo do cérebro – mas essa técnica só pode ser usada se você ou a pessoa que precisa de ajuda estiver consciente e sentindo que irá desmaiar em breve.

O que fazer quando alguém desmaiar 5h6w6s

Mantenha a pessoa em segurança q1z3h

Primeiro, verifique se o local em que a pessoa desmaiou é seguro para você e para ela. Certifique-se de que não há perigo iminente, como tráfego intenso, objetos cortantes ou superfícies escorregadias ao redor.

Verifique a consciência 5t234z

Tente acordar a pessoa gentilmente, chamando seu nome ou dando leves sacudidas nos ombros. Se não houver resposta, verifique se ela está respirando normalmente. Se sim, coloque-a em uma posição de recuperação, deitada de lado, com a cabeça ligeiramente inclinada para trás e as pernas elevadas.

Em hipótese alguma balance a cabeça da pessoa com movimentos repetidos, principalmente se for um bebê. Isso pode causar lesões irreparáveis pois sem consciência os músculos não têm a reação para sustentar a cabeça como normalmente fazem.

Peça ajuda 3m524b

Chame uma ambulância ou peça para alguém. É importante obter ajuda médica o mais rápido possível, especialmente se o desmaio for inexplicável ou se a pessoa não se recuperar rapidamente. Com os planos de urgência de emergência da Help, por exemplo, esse auxílio é mais rápido e pode ser um fator decisivo na recuperação do paciente, mesmo que o paciente esteja em via pública, no trabalho ou em casa.

Busque manter a calma 4f76c

Enquanto espera pela ajuda médica, mantenha-se calmo e tranquilize a pessoa desmaiada, caso ela recupere a consciência. Diga que você está ali para ajudar e que a ajuda profissional está a caminho.

Observe os sinais vitais 5c715h

Enquanto aguarda a chegada da ajuda médica, continue monitorando os sinais vitais da pessoa desmaiada, como a respiração e o pulso. Se houver qualquer mudança significativa ou se a pessoa parar de respirar, é importante estar preparado para iniciar procedimentos de primeiros socorros.

Identifique possíveis causas 14472s

Após a pessoa ter se recuperado e estiver estável, tente identificar as possíveis causas do desmaio. Pergunte se ela tem histórico de problemas médicos, se estava se sentindo mal antes do desmaio ou se teve algum evento estressante recentemente. Essas informações podem ser úteis para os médicos que irão prestar assistência.

A importância de um plano de urgência e emergência 481y5m

Os desmaios podem ser assustadores, mas saber como agir pode fazer toda a diferença. Nesses casos, um plano de urgência e emergência como o da Help Emergências Médicas pode oferecer a tranquilidade que você e a sua família precisam.

Isso porque, caso um cliente da Help desmaie, há acompanhamento médico, com monitoramento do paciente à distância, até a chegada da equipe de atendimento com a UTI móvel. Além disso, mesmo após o atendimento, a equipe médica permanece acompanhando o paciente por meio do telemonitoramento.

Em mais de duas décadas de atuação, 95% das ocorrências da Help foram atendidas no próprio local de chamada. A empresa conta com profissionais altamente capacitados, além de UTIs móveis com equipamentos modernos e mais de 40 medicações, permitindo que a maioria dos atendimentos seja resolvida sem a necessidade de remoção para hospitais.

Para saber mais sobre os planos e serviços da Help e ter uma vida mais tranquila, sabendo que você ou quem você ama serão atendidos rapidamente, e o site.

+

Help Emergências Médicas e Telemedicina 5d141c