Dia do Médico é comemorado com homenagem especial nv3r

Instituições e lideranças receberam reconhecimento ao trabalho realizado em parceria com a ACM para salvar vidas no enfrentamento à Covid-19 no estado 663jp

A sede da ACM abriu suas portas para agradecer o grande esforço conjunto para vencer os inúmeros desafios vividos nos últimos mais de dois anos de pandemia – Foto: ACM/DivulgaçãoA sede da ACM abriu suas portas para agradecer o grande esforço conjunto para vencer os inúmeros desafios vividos nos últimos mais de dois anos de pandemia – Foto: ACM/Divulgação

“O que aconteceu em Santa Catarina durante a pandemia foi histórico e diferenciado, pela capacidade de unir público e privado, gestor e executor, governo e sociedade civil organizada. No meio do caos, entidades e lideranças das mais diversas áreas encontraram harmonia, merecendo todo o nosso reconhecimento”. Com essas palavras o presidente da Associação Catarinense de Medicina, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, recebeu os dirigentes homenageados com o troféu “A Força Catarinense na Pandemia”, no jantar que também marcou a agem do Dia do Médico, na noite de 14 de outubro, em Florianópolis.

As instituições contempladas com a honraria foram parceiras de ACM durante os mais de dois anos de enfrentamento da Covid-19, com ações que incluíram a busca por respiradores e medicamentos, treinamento de profissionais da saúde, proteção dos profissionais, atendimento emergencial e nas UTIs, assim como soluções tecnológicas para o monitoramento de casos e a luta pela vacinação, que possibilitou salvar incontáveis vidas em todo o estado.

A meta maior da ACM com a homenagem foi fazer um verdadeiro agradecimento a toda a união de forças desenvolvida desde os primeiros casos do coronavírus em Santa Catarina, no mês de março de 2022. Além disso, a entidade médica visou iniciar um novo momento, ultraando a maior crise sanitária do século (embora mantendo-se em protidão), colocando efetivamente em prática todo o aprendizado deixado. Também foi um momento

importante para relembrar os cerca de 50 médicos catarinenses que faleceram por causa da Covid-19. Nesse sentido, a Associação prestou homenagem póstuma ao Dr. Álvaro Steckert Filho, médico falecido com a doença aos 35 anos de idade. O reconhecimento foi recebido pela irmã e esposa do profissional, as também médicas Juliana Stradiotto Steckert e Solange Emanuelle Volpato, em nome de todas as demais vítimas no enfrentamento à pandemia.

Presidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, fez destacado pronunciamento na comemoração ao Dia do Médico 2022 – Foto: ACM/DivulgaçãoPresidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, fez destacado pronunciamento na comemoração ao Dia do Médico 2022 – Foto: ACM/Divulgação

“É impossível ar por tudo isso sem dizer ‘muito obrigado’. Se hoje estamos aqui, respirando sem máscaras e fazendo um brinde à vida, é porque vencemos muitos embates, com a união de muita gente”. Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, Presidente da ACM.

Instituições homenageadas 5c6a

  • Ministério da Saúde em Santa Catarina
  • SES – Secretaria de Estado da Saúde
  • LACEN – Laboratório Central do Estado de Santa Catarina
  • COSEMS SC – Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina
  • PJSC – Poder Judiciário de Santa Catarina
  • Ministério Público de Santa Catarina
  • Senado Federal
  • Câmara dos Deputados
  • CIASC – Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina
  • FIESC – Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
  • ISI – Instituto SENAI de Inovação em Sistemas e Processamento a Laser
  • ACIF – Associação Comercial e Industrial de Florianópolis
  • SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
  • ASC – Aeroclube de Santa Catarina
  • Sociedade Catarinense de Infectologia
  • ACAPTi – Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia
  • Associação Catarinense de Terapia Intensiva
  • Sociedade Brasileira de Cardiologia – Secção Santa Catarina
  • Curso de Medicina da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina
  • ACAMESC – Academia de Medicina do Estado de Santa Catarina
  • CRM-SC – Conselho Regional de Medicina do Estado de Santa Catarina
  • SIMESC – Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina
  • FEHOESC – Federação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina
  • Hospital Baía Sul
  • Consulado Geral da Suíça em Santa Catarina
  • AEMED-SC – Associação dos Estudantes de Medicina de Santa Catarina
  • Federação Unimed SC
  • COREN – Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina
  • ACI – Associação Catarinense de Imprensa
  • Movimento Hacking Health Brasil
  • IVG – Instituto Padre Vilson Groh
  • Homenagem Póstuma pelos médicos falecidos – Dr. Álvaro Steckert Filho

ACM planeja a nova medicina para Santa Catarina 2t1r62

O Summit ACM 2022 traz os principais profissionais da inovação, tecnologia e gestão para debater sobre formas de beneficiar pacientes com diagnósticos ainda mais precoces e novos tratamentos – Foto: ACM/DivulgaçãoO Summit ACM 2022 traz os principais profissionais da inovação, tecnologia e gestão para debater sobre formas de beneficiar pacientes com diagnósticos ainda mais precoces e novos tratamentos – Foto: ACM/Divulgação

É tempo de olhar para o futuro da atividade médica e da saúde. Por isso, a Associação Catarinense de Medicina – ACM assumiu a missão de planejar ações que beneficiem a assistência da população e ampliem as condições de trabalho dos médicos, com a qualificação do atendimento aos pacientes, com mais conhecimento e inovação. Uma das iniciativas de maior destaque para alcançar a meta está na realização do Summit ACM, que neste ano acontecerá nos dias 03 a 05 de novembro, no Centro de Evento da entidade, em Florianópolis.

A programação vai reunir os principais nomes da inovação e da tecnologia, da inteligência artificial, da telemedicina, da tecnologia 5G, da internet das coisas, das startups, sistemas e soluções que ajudam nas atividades do setor, possibilitando diagnósticos cada vez mais precoces e novas oportunidades de cura.

A abertura do evento será realizada pelo médico Cláudio Lottemberg, presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e da Confederação Israelita do Brasil (CONIB), além de presidente Institucional do Instituto Coalizão Saúde (ICOS). Também já estão confirmadas as participações de Fernando Cebranelli (HihubTech), Tales Massato Shibata (Sami), Daniel Torres (Zitrus HealthTech), Deltan Batista (Lide), assim como dirigentes da Simens, IBM, Memed, Albert Einstein, Dasa, JBS, FIESC, entre outros. Com todo esse know-how, a sexta edição do Summit deve ser histórica, não apenas pela atualização de informações no mundo da tecnologia, mas também pela possibilidade dos participantes trocarem ideias com os palestrantes durante os três dias de debates.

De acordo com o presidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, a programação foi elaborada com o objetivo fomentar a troca de experiências e ideias, proporcionando networking qualificado com profissionais e pesquisadores de referência. Ele inda destaca que o público alvo não é composto apenas de médicos, mas dos demais profissionais da saúde, CEO’s de tecnologia e lideranças de diversos setores.

“O Summit é motivo de orgulho para a nossa entidade, que caminha para um verdadeiro hub de inovação. Vivemos uma nova saúde, que não é mais exercida apenas nos consultórios e hospitais, mas junto à sociedade, ajudando a defender a qualidade da vida. Da mesma forma, precisamos aproveitar o fato de vivermos na capital líder em crescimento tecnológico, com o maior número de startups, no segundo estado que mais avança na era digital em todo o país, reunindo o maior ecossistema tecnológico do Brasil”.

Entidade Médica realiza Mapa de Risco da Saúde dos Catarinenses 6r6h2v

Ação inédita visa colaborar, por meio do conhecimento médico e científico, com a construção de uma política de saúde capaz de responder às reais necessidades da população.

Como está a saúde dos catarinenses? Quais as doenças prevalentes em cada região do estado? Quais os hábitos de vida que colocam em risco o bem-estar físico e mental de quem vive em Santa Catarina? Qual o perfil dos pacientes com diabetes, hipertensão, depressão, câncer (entre diversas outras doenças) e como se pode agir para prevenir o aumento destes casos? Essas e muitas outras perguntas farão parte do Mapa de Risco da Saúde dos Catarinenses, que a ACM vai desenvolver a partir dos próximos meses, com a meta de colaborar para a construção de uma política de saúde cada vez mais eficaz no estado, auxiliando desde os gestores do setor, nas esferas pública e privada, até instituições civis e empresas que queiram promover medidas de prevenção e cuidados para a qualidade de vida em Santa Catarina.

A ação tem a coordenação do presidente da ACM, Dr. Ademar José de Oliveira Paes Junior, ao lado do diretor de Publicações Científicas, Antônio Felipe Simão, e do Diretor Científico, João Ghizzo Filho, que vêm dando os primeiros os para a elaboração da pesquisa, com a definição das perguntas, do público alvo, das métricas a serem avaliadas e do cronograma das atividades. A iniciativa é inédita e começa com uma pesquisa em parceria com o Instituto Mapa, contando com o apoio das Sociedades e Departamentos de Especialidades Médicas, além das Regionais Médicas que integram a ACM em todo o estado.

“Após o enfrentamento da pandemia, ficou ainda mais evidente o quanto o conhecimento é essencial para a definição de estratégias concretas de cuidados à saúde. A ACM viveu intensamente os desafios dos últimos anos, atuando nas mais diversas frentes para proteção da vida dos catarinenses. A

partir de agora, a entidade quer colaborar também promovendo a informação e a inovação, de maneira estratégica e com embasamento médico-científico, para possibilitar os avanços necessários na assistência à saúde em todo estado”. A afirmação é do presidente da ACM, que vem buscando parcerias para a execução da pesquisa, na certeza de que os dados coletados podem contribuir para o desenvolvimento de Santa Catarina.

+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Apresentadora entra em trabalho de parto ao vivo e segue jornal: ‘Prefiro estar no trabalho’ 683569

Olivia Jaquith apresentava o programa matutino da emissora CBS6, nos Estados Unidos, quando a bolsa ...

Saúde

VÍDEO: Jovem de 22 anos morre após sofrer mal súbito em academia sem desfibrilador no RJ 22p2s

Equipamento médico, essencial para reanimação cardíaca em casos de emergências, é obrigatório no Rio ...

Saúde

Receitas falsificadas: ville identifica fraude em prescrições de medicamentos controlados 2k5j6r

Entre os receituários falsificados, constavam s de dois médicos que não reconhecem as assi ...

Saúde

SC descarta um caso de gripe aviária e três seguem em investigação, no Oeste e no Sul 6o6u6m

O governo do estado descartou o caso investigado em Ipumirim, no Oeste de SC, como sendo de gripe av ...

Florianópolis supera 100 mil vacinas aplicadas contra a gripe e amplia ações de imunização 5n4r2k

Com aumento expressivo no Dia D, vacinação segue em ritmo acelerado na Capital, que vive estado de e ...