Doença sexualmente transmissível pode ser a mais infecciosa do mundo até 2040 736g17

Crescimento no número de casos registrados entre jovens preocupa autoridades sanitárias; doença pode se tornar mais letal que a tuberculose, malária e a Aids juntas nos próximos anos 363m5v

O crescimento nos casos de hepatites virais têm preocupado especialistas, que apontam que os tipos B e C da doença podem se tornar mais letais do que a tuberculose até 2040.

Imagem 3D mostra projeção de vírus da hepatite, doença altamente letalVírus da hepatite é altamente transmissível e pode levar pacientes a morte – Foto: IPC/Reprodução/ND

De acordo com o médico Shamez Ladhani, que é consultor de doenças infecciosas pediátricas na UK Health Security Agency (Agência de Segurança em Saúde do Reino Unido), houve um crescimento significativo no registro de casos de hepatite em pacientes jovens, desde janeiro de 2022.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) aponta que, em 2022, foram registradas 2,2 milhões de novas infecções por hepatites virais – em 2019, foram 2,5 milhões.

Foto mostra mão com esmalte vermelho nas unhas segurando uma camisinha em frente a fundo vermelhoUso da camisinha pode prevenir contaminação – Foto: Unsplash/Divulgação/ND

Hepatites virais podem se tornar mais letais que a tuberculose a2622

De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal britânico The Sun, se o crescimento persistir, as hepatites virais podem matar mais pessoas anualmente do que a tuberculose, a malária e a Aids juntas até 2040.

Na maioria dos casos, as hepatites do tipo B e C, que podem ser transmitidas sexualmente, não apresentam sintomas – mas o tipo B é o responsável pelo maior número dos registros de morte.

  • A Hepatite é a inflamação do fígado causada pela contaminação por vírus ou pelo uso de remédios específicos, álcool e outras drogas, além de doenças.

Os pacientes podem ser diagnosticados com a doença através de testes e o tratamento pode variar de acordo com o tipo e o grau da hepatite.

Em alguns casos, o paciente pode ter sinais e sintomas como: olhos amarelados, urina escura, fadiga, perda de apetite, febre, desconforto abdominal, enjoo, vômito e etc.

Como prevenir a doença, segundo o Ministério da Saúde 5b2r6k

  • Usar camisinha durante as relações sexuais;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal como: lâminas de barbear, escovas de dente, material de manicure e pedicure, itens para uso de drogas, agulhas para tatuagem e inserção de piercings.
Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Ocupação de UTIs no Sul de SC ultraa 90% e aumenta alerta para síndrome respiratórias 1o6d4x

Sintomas estão ligados a doenças como Covid-19 e Influenza H1N1; autoridades intensificam campanha p ...

Saúde

Como funciona a ‘cãoterapia’? Conheça o novo tratamento aprovado em Blumenau 6sr2o

Projeto de lei propõe visitas regulares de cães treinados a hospitais, escolas, abrigos e instituiçõ ...

Diogo de Souza

Os impressionantes números do primeiro ano de funcionamento do Multihospital de Florianópolis 65r5m

Multihospital de Florianópolis é considerada, talvez, a grande obra da istração Topázio Neto (P ...

Saúde

Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação 5h4r6s

Prefeito de Florianópolis foi diagnosticado com a inflamação nesta terça-feira (27), após apresentar ...