Doença transmitida pelo rato que matou menino vitimou outras 3 pessoas em SC em 2022; veja onde 3j1i3o

Infecção tem alta taxa de letalidade e já matou mais pessoas que no ano anterior; Dive/SC alerta para aumento na população de roedores 5t5t1e

A hantavirose, infecção provocada pelos ratos silvestres, vitimou neste ano quatro pessoas em Santa Catarina até esta quarta-feira (21), segundo a Dive/SC (Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica). Outras duas pessoas contraíram o vírus e sobreviveram.

hantavirose, que matou criança em SC, é provocada por roedorRato armazena hantavírus, no entanto não adoece com o parasita- Foto: Yamil Hussein E./Wikimedia Commons/Divulgação/ND

O caso que mais ganhou repercussão foi a morte de um menino de 11 anos. Ele contraiu a doença após ser mordido por um rato silvestre, em Urubici, na Serra catarinense. Há outros 18 casos estão sendo investigados na cidade, segundo o secretário municipal de Saúde, Diogo Blumer.

As outras mortes foram registradas nos municípios de Caçador, no Meio-Oeste; Agronômica e Lontras, ambas no Alto Vale do Itajaí. Também confirmaram casos da doença, sem mortes, as cidades de Águas Frias, no Oeste; e , na Serra.

A quantidade de mortes por hantavírus confirmadas neste ano já supera a registrada em 2021, quando três moradores de Santa Catarina perderam a vida para o vírus. Eles eram de Caçador, Guatambu e Salete, no Oeste e Vale do Itajaí, respectivamente. Outros nove casos foram confirmados naquele ano.

Dive alerta para o aumento de roedores 4a736t

O aumento no número de mortes pode estar relacionado com a maior presença dos animais que am o vírus. No início deste mês a Dive/SC alertou para o aumento na população de roedores silvestres na Serra do Estado – especialmente em Urubici.

Os hantavírus “vivem” nestes roedores, que eliminam o vírus pela urina, saliva e fezes. Diferente dos seres humanos, os ratos não são afetados pelo parasita – eles podem carregá-lo sem adoecer. É semelhante à relação entre a Covid-19 e o morcego.

O aumento na população de roedores “pode estar relacionada a floração da Taquara Cará (Chusquea mimosa var. australis) que ocorreu no final do verão. A taquara Cará se encontra dispersa em uma extensa área de mata atlântica, de forma que o aumento na população de roedores silvestres pode se estender para outras regiões do Estado”, detalha o informativo.

Dentre as espécies estão duas que “armazenam” o hantavírus no corpo, conhecidas como rato-do-mato e o rato-do-arroz (Akodon sp e Oligoryzomys sp). A cor da pelagem desses animais pode ser avermelhada, cinza ou até cor de terra,.

Eles são diferentes do roedores urbanos pois são pequenos e vivem próximos a plantações, principalmente de grãos. No entanto podem ser encontrados em ambientes periurbanos – regiões de transição entre o urbano e o rural.

Como se prevenir? 206t3q

Para prevenir a hantavirose, segundo a Secretaria de Saúde, é necessário utilizar medidas que impeçam o contato do homem com os roedores silvestres e suas excretas (fezes ou urina)”.

Dentre elas:

  • roçar o terreno em volta da casa;
  • dar destino adequado aos entulhos existentes;
  • manter alimentos estocados em recipientes fechados e à prova de roedores; e
  • adotar medidas que impeçam a interação entre o homem e roedores silvestres nos locais onde é conhecida a presença desses animais.

Saúde deve ficar atenta 2y2i6d

A Diretoria pede que sejam reforçadas as medidas de prevenção e que as secretarias municipais de Saúde estejam atentas para detectar os casos de forma precoce. Especialmente na região serrana, que atraí turistas de todo o Brasil.

Sintomas (fase inicial) 1s561r

  • Febre;
  • Mialgia;
  • Dor nas articulações;
  • Dor de cabeça;
  • Dor lombar;
  • Dor abdominal; e
  • Sintomas gastrointestinais (náuseas, vômitos e diarreia).

“Esse quadro inespecífico dura cerca de 1 a 6 dias, podendo prolongar-se por até 15 dias, e depois regredir. No entanto, quando surge um quadro de tosse seca, a doença pode evoluir para uma fase clinica mais severa, a cardiopulmonar”, detalha a Dive.

Sintomas da fase cardiopulmonar f3c6

  • Febre;
  • Dificuldade de respirar;
  • Respiração acelerada;
  • Aceleração dos batimentos cardíacos;
  • Tosse seca; e
  • “Pressão baixa”.
Participe do grupo e receba as principais notícias
de Blumenau e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 543e5s

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 2s3ct

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 545p2c

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...