
O verão começa, oficialmente, em poucos dias, mas o calor já chegou e a preocupação com um corpo bonito para as festas de fim de ano e as férias também já chegaram para muita gente. Ainda existe a possibilidade de emagrecimento rápido e a nutricionista Bianca Gobbi, da Clínica Sorria Chapecó, nos explica como. Mas, antes, a profissional lembra que um corpo bonito é um corpo no qual a pessoa se sinta bem e com boas condições de saúde: “ a sociedade exige um corpo perfeito, que não existe”, explica a nutri.

“É possível perder alguns quilos e medidas até o fim do ano, talvez não como da mesma maneira como se tivesse vindo há alguns meses cuidando disso, mas é possível sim, diminuir uma quantia considerável em pouco tempo”, recomenda Bianca Gobbi. Segundo ela, o corpo precisa gastar mais calorias do que está se alimentando, “temos que criar um déficit calórico. Então precisamos ajustar a alimentação, diminuir o consumo de carboidratos refinados e focar mais em proteínas, saladas, legumes, que auxiliam no processo”.
A nutricionista alerta para os riscos das dietas da moda. “ Essas dietas, sem orientação, podem diminuir os riscos das vitaminas e minerais no corpo, ocasionar tontura, fraqueza, os efeitos sanfona ou rebote (que é o efeito contrário), pode ocasionar queda de cabelo, unhas fracas e outras consequências ruins”. Por isso ela lembra que cada pessoa precisa ser avaliada individualmente: “então, vai variar conforme a avaliação do paciente. Tem pessoas que a gente adere, sim, à ideia low carb, algumas à dieta mediterrânea, outras a gente só ajusta o padrão alimentar normal e o resultado é excelente”.
O Saúde Mais pediu algumas orientações, e a nutricionista Bianca Gobbi explicou:
Para desinchar 6pj53
- Consumir a média de 2 litros de água por dia.
- Descansar uma quantidade de horas conforme seu organismo necessita. – praticar atividade física.
- Consumir frutas.
- Uma boa massagem também vem para agregar nesse quesito.
Alimentos que auxiliam l4hy
- Frutas mais ricas em água, como pêra, melancia, morango, melão. – incluir alimentos integrais, como arroz integral, farinha integral, aveia, granola.
- Chás, como chá verde e de hibisco que auxiliam também.
Alimentos para evitar 1d3d1e
- Os ricos em açúcar (doces, sobremesas, chocolates).
- Carboidratos simples (farinhas brancas como pães, molhos, molho branco, bolachas, salgadinhos).
- Cuidar da questão do sal (molho inglês por exemplo) que resulta na retenção do peso e da gordura.
A nutricionista resume que: “ser saudável é um ciclo, alimentação, descanso e atividade física. Alimentar-se bem com frutas, alimentos integrais, consumir a quantidade ideal de água, realizar atividade física regularmente e descansar”.
Por outro lado, a profissional alerta que, se a pessoa faz tudo isso certinho e não para de ganhar peso, pode ser sinal de alguma doença, por isso, a recomendação é fazer exames de sangue para ver se existe alguma alteração em algum hormônio ou alguma glândula que esteja ocasionando esse descontrole.
Bianca Gobbi reforça: “o corpo bonito é o corpo que você se sente bem, que a sua autoestima esteja bem. A sociedade exige um corpo perfeito, mas o corpo perfeito é aquele que você se sente bem, que te traz uma condição de saúde boa e que te traz um bem estar”.
Para encerrar, a nutri dá orientações para as festas de fim de ano e as férias:
- Se alimentar de 3 em 3 horas.
- Evitar ficar beliscando durante a festa toda.
- Quando for sentar para se alimentar tentar escolher as carnes mais magras, um tipo de carboidrato, focar nos vegetais, nas leguminosas, como a lentilha, o grão de bico, a ervilha.
- Sempre estar se hidratando com água e água de coco.
- Na questão de doce, tentar escolher o que tem frutas e não exagerar. “Tente aproveitar os períodos de festas e descanso para ficar bem”, aconselha.