
A febre em bebês pode ser motivo de preocupação para muitos pais. Quando a temperatura da criança está elevada, é natural que surjam dúvidas sobre como agir da maneira correta para aliviar o desconforto e oferecer os cuidados adequados.
Sabemos que a sensação de febre pode incomodar qualquer pessoa, independentemente da idade. Porém, esse estado pode ser um desafio ainda maior para as crianças, principalmente para os bebês, que são mais frágeis – deixando os pais ainda mais angustiados.
Afinal, como proceder nesse caso? Quais são os primeiros os assim que os pais identificam a febre? Aqui você descobrirá o que é necessário para agir de forma segura e tranquila, garantindo a saúde e o bem-estar do seu bebê. Confira:
Monitore a temperatura do bebê regularmente
Ao notar sinais de febre no bebê, o primeiro o é medir a temperatura corporal. Utilize um termômetro apropriado e siga as instruções de uso. Verifique a temperatura regularmente para acompanhar sua evolução e informar o médico, caso ela persista.
Além da febre, o bebê apresenta outros sintomas?
É muito importante ficar atento a outros sintomas que possam acompanhar a febre. Perceba se a febre alta é persistente, se a criança está com dificuldade respiratória, irritabilidade, perda de apetite, mudanças no sono, erupções cutâneas ou qualquer outro sinal incomum. Essas informações são essenciais para que o profissional de saúde avalie a situação.
Mantenha o bebê hidratado
Durante a febre, é importante garantir que seu bebê esteja bem hidratado. Ofereça água, leite materno ou fórmula em pequenas quantidades e com maior frequência. Isso ajudará a prevenir a desidratação e a manter o equilíbrio do corpo.
Utilize compressas frias
Compressas frias podem ser uma maneira eficaz de reduzir a temperatura do corpo. Umedeça uma toalha limpa em água fresca, torça o excesso de água e aplique delicadamente na testa, axilas e virilha do bebê. Lembre-se de não utilizar água fria demais, mas em temperatura ambiente.
Mantenha a criança confortável
Durante a febre, é importante manter seu bebê confortável, pois ela pode deixá-lo irritado. Vista-o com roupas leves e frescas, evitando agasalhos em excesso. Certifique-se de que o ambiente esteja arejado e não muito quente.
Consulte o pediatra
Caso a febre seja persistente ou haja mais sintomas, não hesite em entrar em contato com um profissional da saúde ou o pediatra do bebê. Ele poderá avaliar a situação de forma adequada, fornecendo orientações específicas e, se necessário, solicitar exames complementares.
A Help Emergências Médicas, por exemplo, conta com um serviço de Telemedicina, em que por meio de uma ligação, os pais ou responsáveis conseguem tirar dúvidas sobre sinais e sintomas rapidamente, sem precisar se deslocar.
E, caso necessário, por meio do Plano Help Integral, a família tem o a atendimento pré-hospitalar 24 horas, UTIs móveis modernas e equipadas para cada tipo de necessidade; encaminhamento para serviço de referência caso necessário, realização de suturas e outros procedimentos no local e descontos em consultas e exames em clínicas parceiras.

Os serviços contam com os melhores profissionais da saúde, incluindo pediatras, disponíveis a qualquer momento, durante 24 horas, proporcionando mais tranquilidades aos pais e cuidadores.
Observe a resposta do bebê ao tratamento
Após seguir as orientações médicas, observe a resposta do seu bebê ao tratamento. A febre deve começar a diminuir gradualmente, e o bebê deve apresentar melhora em seu estado geral. Se houver piora dos sintomas ou qualquer mudança preocupante, entre em contato com o médico imediatamente – a Telemedicina da Help é uma ótima aliada nesses casos, pois rapidamente o médico poderá tirar dúvidas, receitar medicamentos, novos tratamentos, renovar receitas e até pedir exames.
Dê banhos mornos
Banhos mornos podem ajudar a reduzir a temperatura corporal e proporcionar alívio para o bebê. Encha uma banheira com água morna, verifique a temperatura com o cotovelo ou termômetro e coloque o bebê na água por alguns minutos. Tenha cuidado para não deixar a criança resfriar.
Lembre-se de que cada bebê é único, e essas são apenas diretrizes gerais. Sempre busque o auxílio de um profissional da saúde, como os da Help Emergências Médicas, para obter orientações específicas sobre como lidar com a febre da criança, principalmente se ela persistir por mais de 48 horas e se houver outros sintomas preocupantes.
Para mais informações sobre os planos e serviços da Help para você e a sua família, e o site: www.help-sc.com.br.