HRO realiza primeira cirurgia cardíaca totalmente pelo SUS em Chapecó 5nl4g

Antes os pacientes eram encaminhados para hospitais referência em cardiologia. A primeira cirurgia cardíaca foi realizada em um morador de Chapecó 325132

O HRO (Hospital Regional do Oeste) realizou a primeira cirurgia cardíaca pelo SUS (Sistema Único de Saúde), em Chapecó, Santa Catarina. A cirurgia realizada para ponte de safena faz parte do tratamento das cardiopatias, aumentando a expectativa e qualidade de vida do paciente.

cirurgia cardíaca pelo SUSPrimeira cirurgia cardíaca pelo SUS em Chapecó é realizada – Foto: Hospital Regional do Oeste/ND

Um dos médicos responsáveis pelo procedimento, o cirurgião cardiovascular Lucas Krieger Martins, destaca que as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade mundial e considera a capital do Oeste como um grande polo em pleno desenvolvimento.

“Esta primeira cirurgia, totalmente amparada pelo SUS, é um marco, um avançado necessário, merecido e fundamental à população que só cresce, tanto em quantidade quanto em qualidade. Ficamos muito felizes e honrados em poder ajudar neste desenvolvimento”.

A mudança representa mais segurança para os pacientes, já que antes havia a necessidade de realizar o procedimento em outros municípios que fossem referência em cardiologia.

A cirurgia cardíaca foi feita em um idoso 5h361j

O paciente Valdecir Bagnara, de 72 anos, morador de Chapecó, foi encaminhado para realizar o procedimento após sofrer um infarto e, dois dias depois da cirurgia, comemorava a tranquilidade de realizar o tratamento na sua cidade.

“Para mim foi com muita segurança. Ir para fora sempre é um pouco mais difícil”, conta o paciente.

A expectativa de Bagnara é ter uma rotina mais ativa após a cirurgia cardíaca. “Antes eu era limitado. Precisava parar bastante porque o coração saía do ritmo. Agora, eu espero que se torne quase uma vida normal, só com algumas limitações, mas que dentro do possível eu possa fazer tudo”, comenta.

Atualmente, o HRO já conta com uma estrutura de ponta para atendimento dos serviços de cardiologia e vascular. Além disso, trabalha em conjunto com a estrutura do serviço de Hemodinâmica – que diagnostica e trata disfunções neurológicas, endovasculares e cardiológicas de Média Complexidade. Com o processo de credenciamento, haverá aprimoramento dos serviços em alta complexidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Chapecó e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Ocupação de UTIs no Sul de SC ultraa 90% e aumenta alerta para síndrome respiratórias 1o6d4x

Sintomas estão ligados a doenças como Covid-19 e Influenza H1N1; autoridades intensificam campanha p ...

Saúde

Como funciona a ‘cãoterapia’? Conheça o novo tratamento aprovado em Blumenau 6sr2o

Projeto de lei propõe visitas regulares de cães treinados a hospitais, escolas, abrigos e instituiçõ ...

Diogo de Souza

Os impressionantes números do primeiro ano de funcionamento do Multihospital de Florianópolis 65r5m

Multihospital de Florianópolis é considerada, talvez, a grande obra da istração Topázio Neto (P ...

Saúde

Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação 5h4r6s

Prefeito de Florianópolis foi diagnosticado com a inflamação nesta terça-feira (27), após apresentar ...