Meningite: 2 crianças da mesma escola são diagnosticadas em Itajaí 3m3a6m

Crianças com meningite têm nove meses e sete anos de idade, de acordo com a Vigilância Epidemiológica 3s672a

A Vigilância Epidemiológica de Itajaí, no Litoral Norte catarinense, confirmou dois casos de meningite em crianças que frequentam a mesma escola. De acordo com as informações readas pelo órgão, uma das crianças é um bebê nove meses, já a outra tem sete anos de idade.

A escola onde ocorreram os casos não pertence à rede municipal de ensino e não teve o nome divulgado. Ambas as crianças iniciaram com sintomas da doença no sábado (10), porém estão estáveis e bem, conforme aponta a enfermeira da Vigilância, Aline Felski Pereira, à produção da NDTV Record.

Meningite pode se tornar grave, especialmente quando diagnosticada em crianças – Foto: Rawpixel/FreepikNDMeningite pode se tornar grave, especialmente quando diagnosticada em crianças – Foto: Rawpixel/FreepikND

“Ainda não temos o resultado final dos exames para confirmar a bactéria, porém, sabemos que não teve crescimento de bactérias diplococos gram-negativo, que são consideradas as mais graves”, informou.

Ainda de acordo com Aline, há casos da doença semanalmente na cidade, logo, o número de casos confirmados estaria dentro do esperado.

“Estamos em contato com a escola e reando as orientações, conforme o protocolo do Ministério da Saúde. As medidas preventivas nesse momento, são: manter o calendário básico de vacinação em dia e ambientes arejados. Não há nenhuma medida rigorosa neste momento”, completa. 

À produção da NDTV Record, a diretoria de Vigilância Epidemiológica informou que não há surto de meningite em Itajaí e que as bactérias presentes nas duas crianças não são iguais. Porém, reforça que as amostras foram enviadas para análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen).

Sobre a Meningite 6m363a

De acordo com o Ministério da Saúde, a meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

As meningites virais e bacterianas são as de maior importância para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos.

Doença provoca dores de cabeça e febre – Foto: Freepik/Reprodução/NDDoença provoca dores de cabeça e febre – Foto: Freepik/Reprodução/ND

Sintomas* 2c6u6x

Bacteriana

A meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Muitas vezes há outros sintomas, como: mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), status mental alterado (confusão). Com o ar do tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem aparecer, como: convulsões, delírio, tremores e coma.

Em recém-nascidos e bebês, alguns dos sintomas descritos acima podem estar ausentes ou difíceis de serem percebidos. O bebê pode ficar irritado, vomitar, alimentar-se mal ou parecer letárgico ou irresponsivo a estímulos. Também podem apresentar a fontanela (moleira) protuberante ou reflexos anormais.

Na septicemia meningocócica (também conhecida como meningococcemia) que é uma infecção na corrente sanguínea causada pela bactéria Neisseria meningitidis, além dos sintomas descritos acima, podem aparecer outros como: fadiga, mãos e pés frios, calafrios, dores severas ou dores nos músculos, articulações, peito ou abdômen (barriga), respiração rápida, diarreia e manchas vermelhas pelo corpo.

Viral

Os sintomas iniciais da meningite viral são semelhantes aos da meningite bacteriana: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vomito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Em recém-nascidos e bebês, alguns dos sintomas descritos acima podem estar ausentes ou difíceis de serem percebidos, assim como na meningite bacteriana.

Causada por parasitas

Tal como acontece com a meningite causada por outras infecções, as pessoas que desenvolvem este tipo de meningite podem apresentar dores de cabeça, rigidez de nuca, náuseas, vômitos, fotofobia (sensibilidade à luz) e/ou estado mental alterado (confusão).

Causada por fungos

Os sinais e sintomas de meningite fúngica são parecidos com os causados por outros tipos de agentes etiológicos, como segue: febre, dor de cabeça, rigidez de nuca, náusea, vômitos, fotofobia (sensibilidade à luz), e status mental alterado.

Tratamento 341h4i

Devido à gravidade do quadro clínico, os casos suspeitos da doença sempre são internados nos hospitais, por isso, ao se suspeitar de um caso, é urgente a procura por um pronto-socorro hospitalar para avaliação médica.

Para tratamento das meningites bacterianas, faz-se uso de antibióticos em ambiente hospitalar. Recomenda-se ainda o tratamento de e, como reposição de líquidos e cuidadosa assistência.

Para as meningites virais, na maioria dos casos, não se faz tratamento com medicamentos antivirais. Em geral as pessoas são internadas e monitoradas quanto a sinais de maior gravidade, e se recuperam espontaneamente.

Nas meningites fúngicas o tratamento é mais longo, com altas e prolongadas dosagens de medicação antifúngica, escolhida de acordo com o fungo identificado no organismo do paciente.

Nas meningites por parasitas, tanto o medicamento contra a infecção como as medicações para alívio dos sintomas são istrados por equipe médica em paciente internado.

*conteúdo sobre sintomas e tratamento do Ministério da Saúde 

Participe do grupo e receba as principais notícias
de Itajaí e região na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 543e5s

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 2s3ct

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 545p2c

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...