Às 9h47 desta sexta-feira (19), o Hmisc (Hospital Materno Infantil Santa Catarina) tem um número de destaque para comemorar. Nasceu o bebê de número 10 mil na maternidade localizada em Criciúma.
O pequeno Matteo Olivo Machado, filho de Sabrina Caetano Remor Olivo e Jean Machado nasceu com quase três quilos – mais precisamente, 2,950kg – e com 46cm de estatura, vindo ao mundo de parto normal.
Não é a única novidade da semana na instituição. Na terça (16), uma nova ala foi inaugurada, ampliando as vagas de UTI pediátrica da unidade. Agora, são sete leitos no total. O novo setor faz parte de um pacote de melhorias e ampliações realizadas no hospital, nas últimas semanas, com apoio do Governo do Estado.

Em julho foram colocados em operação mais 11 leitos de enfermaria pediátrica, chegando a um total de 40. A partir do próximo dia 30, a quantidade de leitos de UTI neonatal também aumenta, ando de 13 para 20. Para atender a demanda, o número de funcionários do Hmisc, que era de 320, está chegando a 400.
A ala inaugurada hoje surge em caráter emergencial e inicialmente como um espaço temporário com, no mínimo, três meses de funcionamento. O objetivo do diretor-geral César Augusto de Magalhães, porém, é conseguir manter a nova estrutura permanentemente.
Os leitos emergenciais chegam para dar “fôlego” ao hospital, já que o período de frio trouxe caos para a unidade, com grande fluxo de atendimento. O Hospital Materno-Infantil Santa Catarina é istrado pelo Ideas em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina.