O que é melasma e como prevenir as manchas na pele durante o verão 314f3d

Médica explica o que melasma e como é possível prevenir as manchas mais comuns durante a estação mais quente do ano 6ta2y

O que é melasma é uma das grandes dúvidas da população, sobretudo durante a estação mais quente do ano. O ND Mais conversou com uma dermatologista para entender mais sobre a condição e a diferença entre melasma e uma simples mancha na pele, que pode aparecer durante o verão.

Médica explica o que é melasma e o que são manchas na pele – Foto: Freepik/Divulgação/NDMédica explica o que é melasma e o que são manchas na pele – Foto: Freepik/Divulgação/ND

Segundo a médica dermatologista Ariel Cordova Rosa, dermatologista do Hospital Unimed e da Una Dermatologia, as manchas na pele acontecem pelo aumento da produção da melanina.

A melanina é um pigmento que todos nós temos, então, a célula que produz a melanina é ativada por diversos fatores. Entre eles estão os hormonais, a radiação solar,  e os pacientes com melasma”, explica.

Rosa explica que o melasma é mais que uma simples mancha na pele, e acontece geralmente após anos de exposição à luz solar, próximo aos 60 anos, embora muitas vezes confundidos com uma simples mancha na pele.

As manchas na pele são um termo mais “genérico” e pode incluir qualquer tipo de mancha, mesmo as causadas apenas por uma queimadura de sol.

Já o melasma, é uma  condição dermatológica caracterizada pelo surgimento de manchas escuras, especialmente no rosto, mas está associada a outros fatores.

Essas manchas são geralmente marrons ou acastanhadas e ocorrem com maior frequência em áreas expostas ao sol, como o rosto, as maçãs do rosto, a testa e o lábio superior. Embora o melasma não represente riscos à saúde física, pode ter um impacto significativo na aparência e na autoestima.

Este distúrbio pigmentar está associado a fatores hormonais, como gravidez ou o uso de contraceptivos orais, e também pode ser influenciado pela exposição ao sol.

A médica explica ainda que a condição é mais comum em quem já tem propensão para a condição em seu histórico familiar. Sendo assim, além dos fatores já citados a genética conta e muito.

Cuidados adicionais 164z3w

Rosa explica ainda que pacientes com melasma podem ter mais doenças de pele associadas à condição, como a maior produção de acnes pela sensibilidade na pele.

“Esses pacientes podem ficar com vasinhos aumentados como se fosse uma rosácea junto com melasma. Por isso, nesses pacientes esses vasos podem também contribuir para a piora do melasma. Além disso, tudo o que irritar ou que inflamar a pele do paciente com melasma pode gerar mais manchas”, elenca.

Tratamento para melasma 1r4644

  • Protetor Solar Diário: Essencial para prevenir o agravamento das manchas;
  • Cremes Clareadores: Hidroquinona, ácido kójico, vitamina C, entre outros, podem ser prescritos;
  • Ácidos Tópicos: Ácido glicólico, ácido retinoico e ácido azelaico podem ser usados para promover a renovação celular;
  • Tratamentos a laser ou Luz Pulsada: Visam reduzir a pigmentação;
  • Peelings Químicos: Removem camadas superficiais da pele para melhorar a aparência das manchas;
  • Tratamentos Específicos: Formulações personalizadas podem ser prescritas;
  • Terapia Hormonal: Considerada em casos associados a alterações hormonais.

Prevenção 62i5p

A dermatologista lembra que é preciso usar protetor solar todos os dias para prevenir manchas na pele, sejam as ageiras ou não. Ela explica que o sol emite um tipo de radiação chamada de ultravioleta e que o protetor ajuda, e muito, a filtrá-lo.

Outro ponto é a ajuda ao envelhecimento precoce da pele e a prevenção ao risco de câncer de pele, hoje o mais comum do Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, este tipo de câncer representa 30% dos cânceres diagnosticados de todo o país.

A médica termina a sua explicação explicando que os sinais de alerta para quem quer saber se tem ou não melasma são as chamadas “lesões assimétricas”.

“É preciso observar se tem a mancha só de um lado do rosto, se ele se estende, se é assimétrico, se acontece nas duas bochechas, por exemplo. As manchas podem também aumentar e não serem apenas uma lesão única, e estes são sinais de muito alerta”, explica.

A profissional elenca que as lesões podem crescer aos poucos e surpreender os pacientes que precisam ar por um profissional para receber o diagnóstico adequado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Diversa+ 3l7130

Diversa+

Pós-verão: os tratamentos mais procurados para recuperar a pele durante o outono e o inverno 4ab37

Após um período de exposição intensa ao sol, a pele tende a perder água, ficando ressecada e sem viç ...

Diversa+

Programa Empodera capacita mulheres em situação de vulnerabilidade em Santa Catarina 1z2f4x

Inscrições para o Programa Empodera, iniciativa da TXM Methods que promove autonomia financeira e so ...

Diversa+

Mensagem do Dia da Mulher: 30 frases inspiradoras para celebrar a data 50133t

Celebre o Dia da Mulher com 30 frases inspiradoras! Homenageie as mulheres da sua vida com mensagens ...

Diversa+

Quer brilhar no Carnaval? Veja produtos para deixar sua pele radiante nos dias de folia 1s2nn

No bloco, na praia ou numa vibe relax? Independente de como você vai curtir o carnaval, veja 3 produ ...

Diversa+

O que o filme ‘Babygirl’ diz sobre desejo, poder e a vida secreta das mulheres 50482n

'Babygirl', estrelado por Nicole Kidman, tem chamado atenção não por ter um romance proibido como ro ...