Prefeitura de Florianópolis anuncia criação de novo Centro de Atenção Psicossocial 24h 5k4v5h

O centro contará 20 leitos e funcionará junto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Continente a4x3t

A Prefeitura de Florianópolis anunciou nesta terça-feira (24) a criação de um novo CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) com atendimento 24 horas no munícipio.

O anúncio foi feito pelo prefeito Topázio Neto durante reunião com o secretário Municipal da Saúde, Dr. Paraná, o secretário adjunto, Luciano Formighieri, e a secretária de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart. A Capital será a quarta cidade do Brasil a ter um CAPS 24 horas. O centro contará 20 leitos e funcionará junto à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Continente.

Topázio Neto anunciou a criação de novo CAPS durante reunião nesta terça-feira (24) – Foto: /Marcos Henrique Albuquerque/PMF/NDTopázio Neto anunciou a criação de novo CAPS durante reunião nesta terça-feira (24) – Foto: /Marcos Henrique Albuquerque/PMF/ND

O investimento na estrutura para adaptação do local será de R$ 500 mil. Assim que as obras forem concluídas e as equipes contratadas, o local iniciará seu atendimento.

“A pandemia trouxe muito forte essa necessidade de atenção integral à saúde mental. O CAPS 24h era um desejo da nossa istração que agora vai se materializar e trazer benefícios a toda população que precisa destes serviços”, diz o prefeito.

Para a secretária Municipal de Assistência Social, Maria Cláudia Goulart da Silva, a implantação do CAPS IV concretizará a possibilidade de atendimento qualificado às pessoas com quadros graves de uso de drogas como crack e álcool, entre outras. “O local vai permitir acolher e proporcionar o o a direitos para além da saúde, proporcionando mais um espaço que visa a reconstrução da autonomia”.

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Dr. Paraná, a iniciativa torna Florianópolis uma das poucas cidades do país que contará com esse serviço de pronto atendimento e internação durante 24 horas.

Atualmente, o o da população ocorre essencialmente via a APS (Atenção Primária à Saúde) por meio de Centros de Saúde e Equipes de Saúde da Família. Para as questões referentes à saúde mental, essas equipes contam com o e técnico dos profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família composto por psiquiatras e psicólogos que realizam apoio técnico a essas equipes em saúde mental.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Ocupação de UTIs no Sul de SC ultraa 90% e aumenta alerta para síndrome respiratórias 1o6d4x

Sintomas estão ligados a doenças como Covid-19 e Influenza H1N1; autoridades intensificam campanha p ...

Saúde

Como funciona a ‘cãoterapia’? Conheça o novo tratamento aprovado em Blumenau 6sr2o

Projeto de lei propõe visitas regulares de cães treinados a hospitais, escolas, abrigos e instituiçõ ...

Diogo de Souza

Os impressionantes números do primeiro ano de funcionamento do Multihospital de Florianópolis 65r5m

Multihospital de Florianópolis é considerada, talvez, a grande obra da istração Topázio Neto (P ...

Saúde

Dor intensa e cirurgia: o que é colecistite aguda, que levou prefeito Topázio Neto à internação 5h4r6s

Prefeito de Florianópolis foi diagnosticado com a inflamação nesta terça-feira (27), após apresentar ...