O professor Nanblá Garkran, de 58 anos, indígena do povo Laklãnõ-Xokleng, ex-professor substituto do Departamento de História da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), atuando na Licenciatura Intelectual Indígena, morreu no último sábado (26).

A confirmação foi realizada pela UFSC, através de uma nota, divulgada neste domingo (27). Nanblá Garkran era doutor em Linguística, formado em 2018, com trabalhos voltados à preservação de língua de seu povo. Ainda segundo a instituição, o professor era a maior autoridade mundial em pesquisa gramática da língua Laklãnõ.
Ainda conforme a instituição, seu corpo será velado neste domingo (27), e o enterro está marcado para às 16h, na aldeia Figueira, Terra Indígena Laklãnõ, onde Nanblá morava. Professor se queixava de dor de garganta, mas não se sabe o que aconteceu, afirma a comunicação da UFSC.
A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades lamentou a morte do professor e expressou “condolências aos filhos, familiares e amigos desse profissional dedicado. Que luz fraterna possa confortar seus familiares, amigos alunos e colegas de trabalho”.
Além disso, Nanblá era incentivados do Ensino Superior junto aos povos indígenas, tendo filhos que estudaram e estudam na UFSC.
“A comunidade universitária, formada pelos alunos, egressos, ex-colegas de trabalho, técnicos e docentes da UFSC, amigos do professor Nanblá, neste momento de luto, solidarizam-se com toda a comunidade Laklãnõ-Xokleng neste momento de perda”, destaca a UFSC.