Qual o risco da gripe aviária para a saúde humana? Entenda os sintomas e transmissão l1l1d

Desde a confirmação do 1º foco de gripe aviária em granja comercial do Brasil, mais de 30 países suspenderam as importações de frango e um estado descartou 450 toneladas de ovos 1g544j

1º caso de gripe aviária em granja comercial no país, foto mostra várias galinhas brancas com a crista vermelha1º caso de gripe aviária em granja comercial no país foi confirmado na sexta (16) – Foto: Canva/Divulgação/ND

A confirmação de dois focos de gripe aviária no Rio Grande do Sul acendeu um alerta nacional para a contenção da doença no Brasil. No sábado (17), o governo de Minas Gerais anunciou o descarte de 450 toneladas de ovos rastreados provenientes do Sul do país, que seriam utilizados na produção de aves.

Além do descarte, mais de 30 países suspenderam as importações de frango do Brasil até a sexta-feira (16). Mas, afinal, qual é o risco que a gripe aviária representa para os seres humanos?

O Brasil confirmou nesta sexta-feira (16), dois focos de gripe aviária no Rio Grande do Sul. Um deles foi registrado em uma granja de produção de ovos férteis em Montenegro, na região metropolitana de Porto Alegre, e é o primeiro caso identificado em aves comerciais no País. O outro foco ocorreu no Zoológico de Sapucaia do Sul, a cerca de 50 quilômetros dali, onde cerca de 90 aves aquáticas morreram. Como medida preventiva, o local foi fechado para visitação.

O surto em Montenegro chamou atenção pelas proporções: mais de 15 mil aves morreram em um plantel de 17 mil. As que sobreviveram foram sacrificadas, e toda a produção de ovos das últimas quatro semanas está sendo rastreada e descartada. Em resposta, o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou estado de emergência zoossanitária por 60 dias na região, com restrições em um raio de 10 km.

A presença do agente infeccioso no Brasil tem gerado preocupação desde 2023, quando identificado no País pela primeira vez, porém, em aves silvestres.

O que é a gripe aviária? 5s5a2f

A gripe aviária, ou influenza aviária, é uma doença infecciosa causada pelo vírus influenza tipo A, que pode afetar aves e, mais raramente, mamíferos, incluindo humanos. O subtipo H5N1, classificado como de alta patogenicidade, é o principal responsável pelos surtos recentes. Desde 2022, casos vêm sendo registrados de forma persistente em países das Américas, incluindo Argentina, Chile, Estados Unidos e, mais recentemente, o Brasil.

A doença é altamente contagiosa entre aves e seu principal sinal é a morte súbita. A mortalidade em lote pode ultraar 60%, chegando a 100% em casos mais agressivos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outros sinais incluem tosse, muco nasal, queda na produção de ovos, hemorragias, inchaço em articulações e alterações na coloração da crista.

Qual o risco para humanos? 3c121g

Segundo o Ministério da Saúde, “sempre que os vírus da influenza aviária circulam entre aves, existe o risco de ocorrência esporádica de casos humanos pela exposição a aves infectadas ou ambientes contaminados”.

Especialistas explicam que, apesar da possibilidade de infecção humana, as chances são consideradas muito baixas. “A confirmação do vírus não indica uma situação fora de controle”, disse Isabella Ballalai, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em entrevista ao Estadão. “Pelo contrário, mostra que o sistema de vigilância está funcionando.”

Os casos ocorreram quase exclusivamente por contato direto e desprotegido com aves contaminadas. Por isso, profissionais que trabalham com aves devem utilizar equipamentos de proteção, como máscaras e luvas. Criações domésticas também exigem atenção: mortes repentinas devem ser comunicadas imediatamente às autoridades sanitárias.

A transmissão entre pessoas, quando ocorre, é rara, limitada e ineficiente.

Primeiro caso de gripe aviária em granja comercial foi confirmado no RS – Foto: Acervo Cidasc/Divulgação/NDPrimeiro caso de gripe aviária em granja comercial foi confirmado no RS – Foto: Acervo Cidasc/Divulgação/ND

Sintomas da gripe aviária y33r

Nos seres humanos, os sintomas iniciais lembram os da gripe comum: febre alta, tosse, náusea, vômito e diarreia. Em alguns casos, há evolução rápida para desconforto respiratório e pneumonia grave. Outros sintomas relatados incluem dor abdominal, sangramento do nariz ou gengivas, dor de cabeça e dor no peito. A taxa de letalidade chega a 50%, uma das mais altas entre os vírus conhecidos.

Desde 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou 874 infecções humanas, incluindo 458 óbitos. No Brasil, não há registro de infecção em humanos até o momento.

É seguro consumir ovos e carne de frango? 5l4e15

Sim. O vírus da gripe aviária não resiste ao calor, portanto, alimentos bem cozidos não transmitem a doença. A orientação é evitar produtos crus ou mal cozidos, como ovos com gema mole, medida já recomendada para evitar outras infecções alimentares.

Procure orientação profissional de saúde As informações sobre saúde e bem-estar publicadas neste conteúdo têm caráter informativo e não substituem o diagnóstico ou tratamento feito por profissionais. Se você estiver com sintomas ou dúvidas relacionadas à sua saúde física, ou mental, procure um médico ou profissional habilitado.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Apresentadora entra em trabalho de parto ao vivo e segue jornal: ‘Prefiro estar no trabalho’ 683569

Olivia Jaquith apresentava o programa matutino da emissora CBS6, nos Estados Unidos, quando a bolsa ...

Saúde

VÍDEO: Jovem de 22 anos morre após sofrer mal súbito em academia sem desfibrilador no RJ 22p2s

Equipamento médico, essencial para reanimação cardíaca em casos de emergências, é obrigatório no Rio ...

Saúde

Receitas falsificadas: ville identifica fraude em prescrições de medicamentos controlados 2k5j6r

Entre os receituários falsificados, constavam s de dois médicos que não reconhecem as assi ...

Saúde

SC descarta um caso de gripe aviária e três seguem em investigação, no Oeste e no Sul 6o6u6m

O governo do estado descartou o caso investigado em Ipumirim, no Oeste de SC, como sendo de gripe av ...

Florianópolis supera 100 mil vacinas aplicadas contra a gripe e amplia ações de imunização 5n4r2k

Com aumento expressivo no Dia D, vacinação segue em ritmo acelerado na Capital, que vive estado de e ...