SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 4q62m

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnosticadas com autismo no Brasil 15e4n

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, FOTO MOSTRA CRIANÇA brincando com quebra-cabeça com cores vermelha, amarela e azul, que representam o austimoMaioria dos diagnósticos ocorre entre crianças com idades entre 5 e 9 anos (15,9%) – Foto: Divulgação/Freepik/ND

Santa Catarina tem 91,6 mil pessoas diagnosticadas com autismo, segundo dados inéditos divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (23). Conforme o instituto, o número representa 1,2% da população catarinense e coloca o estado como o 9º no Brasil com maior proporção de diagnósticos.

O Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que revelou o número de pessoas diagnosticadas com o TEA (transtorno do espectro autista) no Brasil.

Ao todo, são 91.588 catarinenses diagnosticados com autismo em SC. A proporção de 1,2% do estado é igual à nacional, onde 2,4 milhões de pessoas têm TEA.

O Acre (1,6%) tem a maior proporção entre as unidades da federação, enquanto Tocantins e Bahia (1,0%) têm os menores percentuais. Quanto ao número absoluto, São Paulo (547,5 mil) tem a maior população de autistas, enquanto Roraima (7,4 mil) tem a menor.

A maioria dos diagnósticos ocorre entre crianças com idades entre 5 e 9 anos (15,9%). A segunda maior proporção está entre bebês de 0 a 4 anos (11,8%) e, em terceiro, crianças entre 10 e 14 anos (10,9%).

ville e Florianópolis concentram mais diagnósticos de autismo, enquanto duas cidades de SC não possuem nenhum 2k3j1f

Os municípios mais populosos de Santa Catarina também têm o maior número de pessoas diagnosticadas com autismo em 2022: 8.617 em ville e 7.227 em Florianópolis. No país, eles ocupam a 34ª e a 44ª posição entre os 5.570 municípios.

Em terceiro lugar em número absoluto está Itajaí, com 5.140 diagnósticos. Em quarto está Blumenau, terceiro município mais populoso do estado, com 4.837 pessoas com TEA.

No entanto, duas cidades de Santa Catarina não possuem nenhum diagnóstico do transtorno: Jardinópolis, no Oeste catarinense, e São Bonifácio, na Grande Florianópolis.

Cidade com menor população de SC tem maior proporção diagnósticos de autismo do estado 485q2v

A cidade com a maior proporção de diagnósticos de autismo por população, 2,9%, é Santiago do Sul, com 1,7 mil habitantes, a menor de Santa Catarina. Em segundo lugar está Timbó Grande, com 2,4%, e 7,3 mil habitantes.

Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, e Bocaína do Sul, na Serra catarinense, empatam em terceiro lugar com 2,2%.

Participe do grupo e receba as principais notícias
na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 543e5s

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 2s3ct

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

Apresentadora entra em trabalho de parto ao vivo e segue jornal: ‘Prefiro estar no trabalho’ 683569

Olivia Jaquith apresentava o programa matutino da emissora CBS6, nos Estados Unidos, quando a bolsa ...