Sonho realizado. Casa da família é um residencial geriátrico 9675x

Durante toda a vida, dona Zica gostou de ajudar e alegrar as pessoas. Aos 93 anos, sua história em uma casa que se transformou em residencial geriátrico é exemplo de perseverança e dedicação 1mb3t

Residencial Geriátrico Santa Inês na atualidade – Foto: DivulgaçãoResidencial Geriátrico Santa Inês na atualidade – Foto: Divulgação

O terreno no bairro Estreito, com uma bela vista, é o lugar da história que começou em 1977, com a construção da nova casa da família Simas. Desde então, a proprietária Maria Inês Curcio Simas (dona Zica), 93 anos, vem realizando muitos sonhos no local. Hoje, sua antiga casa é um residencial geriátrico.

Depois de criar os filhos, formados em áreas da saúde, dona Zica vive em seu próprio residencial geriátrico, que é a antiga casa remodelada. Está ao lado de outras pessoas idosas e muito bem cuidada pela família, especialmente, pelos filhos geriatras, Dr. Ricardo Simas e Dra. Margarete Simas Abi Saab.

Quem conta a história é a Dra. Margarete. Ela volta sua memória a 1990, quando os filhos já estavam saindo de casa, a família precisava decidir o que fazer com a casa. Mas dona Zica já tinha um plano: transformar aquele local em uma clínica geriátrica para que mais pessoas como ela recebessem cuidados de saúde, atenção e afeto.

Valores de família, alegria e muito trabalho 3m963

Vista frontal da antiga casa – Foto: Arquivo PessoalVista frontal da antiga casa – Foto: Arquivo Pessoal

Dos quatro filhos, três são médicos e um é dentista e não trabalha na clínica. Ainda, um neto trabalha ali como clínico geral e dermatologista. Os sonhos realizados são muitos.

“Nossa mãe sempre ajudou muita gente, e manter a casa era um sonho antigo”, conta Dra. Margarete. “Ela sempre gostou de trabalhar, e fez muitas coisas. istrou a casa até 2010”, diz a filha geriatra.

Dra. Margarete Simas, geriatra – Foto: DivulgaçãoDra. Margarete Simas, geriatra – Foto: Divulgação

Hoje, com a idade, dona Zica tem certo grau de comprometimento da cognição, mas mantém a alegria e o entusiasmo de viver e colaborar de alguma forma ao seu redor. Ela mesma declarou ao Saúde Mais: “Sou muito para a frente, sou feliz e realizada e gosto de sentir a alegria das pessoas. Meus filhos são maravilhosos”, elogia dona Zica, ao lado de Margarete.

Maria Inês Curcio Simas, dona Zica – Foto: Hévelin Rosa Fotografia/NDMaria Inês Curcio Simas, dona Zica – Foto: Hévelin Rosa Fotografia/ND

“Faço o que eu posso e com carinho, e estou sempre de bom-humor. Bordo, costuro, não tenho medo de trabalho”, diz ainda, dona Zica. Conselheira, procura ajudar as pessoas que estão tristes e oferecer uma palavra de conforto. “O que puder fazer de bem eu faço”, diz a proprietária da Residência Geriátrica Santa Inês. Sim, o nome da casa especializada e com serviços completos é uma homenagem a esta mulher especial.

Um lugar de acolhimento para a qualidade de vida 1hb1l

Hoje, a Residência Geriátrica Santa Inês tem médicos disponíveis todos os dias, com equipe multidisciplinar, o que oferece bem-estar e qualidade de vida a quem está hospedado. Há serviços da área hospitalar como nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, hotelaria, recreação, atividade física e muita segurança.

O local acolhe pessoas acima de 60 anos em situações diferentes, incluindo quem precisa de recuperação em pós-operatórios e outras situações. “Mais do que uma equipe, somos uma família, uma residência”, comenta Dra. Margarete Simas.

Na foto, dona Zica com os filhos Dra. Cidália (que também é sócia da clinica),  Dra. Margarete e Dr. Ricardo Simas Foto: Arquivo pessoalNa foto, dona Zica com os filhos Dra. Cidália (que também é sócia da clinica),  Dra. Margarete e Dr. Ricardo Simas Foto: Arquivo pessoal

Sobre a instituição z6l37

Uma das salas da antiga casa da família, que agora é um residencial geriátrico – Foto: DivulgaçãoUma das salas da antiga casa da família, que agora é um residencial geriátrico – Foto: Divulgação

A Residência Geriátrica Santa Inês é uma bela e confortável casa de repouso para idosos, com serviços especializados de uma equipe multiprofissional. Além de cuidados especiais, sob supervisão médica e de enfermagem permanentes, oferece atividades recreativas e outros serviços para que os hóspedes e seus familiares tenham uma vida mais confortável e tranquila.

Outro espaço da instituição que acolhe idosos a partir de 60 anos – Foto: DivulgaçãoOutro espaço da instituição que acolhe idosos a partir de 60 anos – Foto: Divulgação

A equipe multiprofissional da Residência Geriátrica Santa Inês reúne-se periodicamente para realizar o cronograma de atividades, onde temas e eventos são planejados para que se adote uma condução conjunta de ações.

Na oportunidade são programados também eios externos e festas entre os hóspedes ou com os familiares, aniversários e datas comemorativas como Páscoa, São João, Primavera, Natal e Carnaval.

RESIDÊNCIA GERIÁTRICA SANTA INÊS 3i2d4e

Dra. Margarete Simas Abi Saab – Médica Geriatra – Especialista em geriatria, gerontologia e clínica médica graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). – CRM/SC 2266 | RQE 1793

  • Rua 15 de Novembro, 263, Estreito
  • Florianópolis, SC – 88075-220
  • (48) 3025-9500
  • (48) 9105-9500

Dr. Ricardo de Simas – Diretor – CRM/SC

Facebook | Instagram 3s4y6o

+

Saúde Mais 427272

Saúde Mais

Alopecia androgenética: entenda as causas, diagnóstico e opções de tratamento 3y6q13

Condição crônica, que afeta homens e mulheres, pode ser controlada com acompanhamento médico e tecno ...

Saúde Mais

Clínica catarinense dedica semana exclusiva a implantes dentários 5v6m6n

Semana do Implante acontece simultaneamente em quatro cidades de Santa Catarina, oferecendo atendime ...

Saúde Mais

Creatina é aliada da saúde em qualquer idade 3m2t6g

Além de fortalecer musculatura, suplemento aumenta capacidade cognitiva

Saúde Mais

Conselhos da nutri: fique em dia com a saúde no verão 1j2p35

Hora de viver a estação com mais disposição e bem-estar. Fique de olho nos conselhos de quem entende ...