Tratamento do HIV em SC aumenta 118% em 10 anos; homens de 40 a 59 anos são maior parte 444f6a

Em Santa Catarina, 94% das pessoas em tratamento do HIV que realizaram o exame de carga viral em 2024 não transmitem o vírus 274u

Santa Catarina chegou à marca de 50.927 pessoas em tratamento do HIV ou da Aids pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 2024. O número representa um aumento de 118,25% em relação a 2014, quando eram 23.334 pacientes.

Medicamento antirretroviral para tratamento do HIVOs antirretrovirais indicados no tratamento do HIV são distribuídos gratuitamente pelo SUS – Foto: Fábio Pozzebom/Agência Brasil/ND

Os dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde. Entre os 59.872 cidadãos diagnosticados em Santa Catarina, 85% estão em TARV (terapia antirretroviral), 13% interromperam o tratamento do HIV e 2% ainda não iniciaram.

A TARV tem por objetivo reduzir a mortalidade e melhorar a qualidade de vida das pessoas infectadas. A supressão viral permite retardar ou até evitar o surgimento da imunodeficiência. Os medicamentos são distribuídos gratuitamente pelo SUS.

Em 2024, 94% dos catarinenses que realizaram exame de carga viral no SUS apresentaram detecção de até 200 cópias/mL, o que representa risco zero de transmissão sexual do vírus.

Homens de 40 a 59 anos: conheça o perfil do tratamento do HIV no estado 3k92s

Homens de 40 a 59 anos são 27,5% dos pacientes em TARVEntre os pacientes em tratamento do HIV em Santa Catarina, 79,6% se declaram brancos ou amarelos- Foto: Freepik/Divulgação/ND

Em Santa Catarina, 63% das pessoas em tratamento do HIV pelo SUS são homens. A maior proporção é a faixa etária daqueles entre 40 e 59 anos, que representa 27,5%, enquanto as mulheres dessa idade são 19,9%.

Em seguida, os homens de 25 a 39 anos representam 25,1% e as mulheres 8,3%. As pessoas com mais de 60 anos são 8,4%; jovens de 18 a 24 anos são 3,1%; e menores de idade são 0,6%.

Médico realiza teste de HIVEntre as 59,8 mil pessoas diagnosticadas com HIV em Santa Catarina, 85% estão em terapia antirretroviral – Foto: Getty Images/ND

Entre os pacientes em TARV, 79,6% declararam raça branca ou amarela, 13,4% parda, 5,8% preta e 0,1% indígena. Outros 1,1% não informaram.

Em relação à escolaridade, 34% das pessoas em tratamento do HIV têm entre 8 e 11 anos de estudo; 27% têm entre 0 a 7 anos; 26% têm 12 anos ou mais; e 13% não informaram.

Tratamento do HIV é gratuito no SUS; saiba como ar 453lw

Exame de HIVEm SC, 94% das pessoas que fizeram exame de carga viral em 2024 não transmitem o vírus – Foto: Getty Images/ND

A infecção não tem cura, mas pode ser controlada com os medicamentos antirretrovirais, distribuídos gratuitamente pelo SUS desde 1996. Todas as pessoas diagnosticadas têm direito a ar o tratamento do HIV imediatamente.

Com a prescrição médica, o paciente pode ar os medicamentos da TARV nas farmácias hospitalares e ambulatoriais do SUS ou em farmácias e drogarias.

Os antirretrovirais impedem a multiplicação do vírus no organismo e ajudam a evitar o enfraquecimento do sistema imunológico, característico do desenvolvimento da Aids. A terapia também é indicada para gestantes, de modo a não infectar os filhos.

O tratamento do HIV com antirretrovirais é indicado para gestantesA TERV nas gestantes previne a transmissão vertical do HIV para a criança – Foto: Internet/Divulgação/ND

É importante, no entanto, manter a adesão ao tratamento do HIV para garantir uma vida longa e com qualidade. Segundo o Ministério da Saúde, a eficácia exige que o uso do esquema terapêutico deva ser igual ou superior a 95% das doses prescritas.

Pessoas que não estão em tratamento ou mantém a carga viral detectável podem transmitir o vírus pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação.

Por isso, é sempre importante fazer o teste e tomar as devidas medidas de prevenção. Saiba mais na página do Ministério da Saúde.

Participe do grupo e receba as principais notícias
da Grande Florianópolis na palma da sua mão.
Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os
termos de uso e privacidade do WhatsApp.
+ Recomendados
+

Saúde 2o2p1h

Saúde

Apenas duas cidades não têm registro de pessoas com diagnóstico de autismo em SC; veja quais 543e5s

Estudo inédito do IBGE contabilizou o número de pessoas que vivem no espectro autista em território ...

Saúde

Sebastião Salgado sofria com sequelas de doença adquirida em 1990; entenda a causa da morte 2s3ct

Fotógrafo morreu em Paris nesta sexta-feira (23) após conviver por mais de três décadas com as seque ...

Saúde

SC tem 91 mil pessoas diagnosticadas com autismo, revela estudo inédito do IBGE 545p2c

Censo Demográfico 2022 foi o primeiro estudo do IBGE que contabilizou o número de pessoas diagnostic ...