O motim no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí, conhecido como Canhanduba, teve o objetivo de pressionar o Estado a transferir os presos a suas comarcas de origem, segundo informou advogado Luís Veiga, representante da OAB de Balneário Camboriú.
O motim começou por volta das 13h desta sexta-feira (14) e terminou somente às 21h, com a libertação do agente penitenciário terceirizado.

Bope negociou rendição dentro do presídio 5r5j6t
Por volta das 13h, cinco detentos de uma cela conseguiram render um agente de controle, segundo informado pelo Cidade Alerta SC. O Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar) foi acionado e ou o dia no local negociando com os detentos.
Segundo informações da Sejuri (Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social) e do Bope, ninguém ficou ferido na ação e, tanto o agente sequestrado quanto os detentos, ficaram ilesos. Apesar do sequestro, a Sejuri descartou a hipótese de rebelião.
Presos teriam pedido transferência para comarcas de origem 6z2040
De acordo com Veiga, o ato foi iniciado por integrantes de uma única cela, em ação isolada. “A razão é que nos aram é que os internos buscam transferência para suas comarcas de origem. Não nos aram as comarcas”, declarou o representante da OAB de Balneário Camboriú.

Sejuri e Bope rebatem versão da OAB 2i273i
A versão de Veiga, no entanto, é rebatida pela Sejuri e pelo Bope. “Foi um oportunismo que eles tiveram. E a partir disso acabaram reivindicando questões como falta d’água, alimentação, saúde, enfim… fatos que sempre são reivindicados pelos presos”, declarou a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva.
Segundo o tenente-coronel Celso Mlanarczyki, do Bope, a versão da OAB não se confirma. “Em momento algum os presos tiveram essa movimentação [de reivindicar troca de comarca]. Inclusive, na tratativa com a própria juíza responsável, ela deixou bem claro que não era isso”, afirmou Mlanarczyki.
Familiares fizeram vigília na porta da penitenciária o72d
Além do representante da OAB de Balneário Camboriú, diversos familiares dos apenados estiveram no local, preocupados com a integridade física de seus entes queridos.

O Complexo Penitenciário Do Vale Do Itajaí tem cerca de 2,1 mil vagas e possui tanto um presídio masculino quanto um feminino.