Richard Menezes, um dos homens filmado em uma briga com o pai de três meninas por causa de uma quadra de areia, afirmou que apenas se defendeu. O caso aconteceu na quarta-feira (3), na arena de esportes Beira-mar continental, em Florianópolis.

Vídeos obtidos pelo Grupo ND mostram parte da confusão entre os envolvidos que queriam usar a mesma quadra. Um homem, com três filhas e uma sobrinha, jogava vôlei. O outro grupo, de Richard e mais três homens, queria jogar beach tennis no mesmo local.
Nas imagens, é possível ver que Richard empurra uma das meninas e, em seguida, chuta a bola de vôlei para o mar. Na sequência, a câmera filma o pai das garotas sendo agredido por Richard e outros homens.
De acordo com Richard, em relato em um grupo de WhatsApp, a família jogava vôlei há mais de duas horas na quadra de areia, a qual, segundo ele, é voltada para a prática do beach tennis. Ele ainda acusa que a família estaria embriagada.
O ND Mais tentou entrevistar Richard, mas ele disse que se pronunciaria apenas no inquérito por orientação da defesa. O envolvido confirmou, contudo, que é de sua autoria a postagem da versão em grupo de WhatsApp na qual a reportagem teve o.
“Alguns colegas do Beach solicitaram que eles saíssem e eles foram agressivos proferindo palavras de baixo calão e ameaçando a todos que ali estavam, porque estavam visualmente embriagados. Eu cheguei no local e acalmei os ânimos, expliquei a questão das placas e fui ofendido novamente com palavras de baixo calão”, relata.
‘Levei a mão pra não ser agredido’: fala envolvido na briga na quadra de areia v2x3q
Conforme Richard, os jogadores de beach tennis entraram na quadra após provocações e xingamentos do pai das jovens.
Em um segundo vídeo, as meninas estão jogando vôlei quando um dos homens usa uma raquete de beach tennis para jogar a bola para longe, enquanto outro pega a bola e sai correndo e é perseguido por uma das jovens.
A menina que corria atrás da bola leva uma rasteira de um dos jogadores de beach tennis e cai em cima de outro envolvido. Então, ele a empurra.
“Uma das adolescentes veio ao meu encontro ela tropeçou na rede e me empurrou pelas costas, eu apenas levei a mão pra não ser agredido, nunca agrediria uma criança, até mesmo porque seria um ato covarde”, fala Richard.
Em sua versão, Richard também explica que tentou conter o pai das meninas na quadra de areia, mas precisou usar a força.
“Nesse momento que o pai dela veio correndo em minha direção para uma agressão física, no primeiro momento me defendi tentando imobilizar o agressor, mas não tendo sucesso tive que usar da força para conter a agressão”, explica.
Vídeo mostra momento em que pai das jovens é espancado – Vídeo: Arquivo pessoal/Reprodução/ND
Segundo relato de uma das filhas, dois homens do grupo do beach tennis ficaram em cima do pai dela e desferiram socos. Richard, que alega ser policial, diz que aguarda a resolução das autoridades.
“Todos os detalhes e vídeos serão explicados às autoridades competentes para minha defesa. E gostaria de deixar claro que mesmo sendo policial sou contra a agressividade, não é o melhor caminho”, completa o praticante de beach tennis.