Um aluno de medicina da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) diz que foi sequestrado e assaltado dentro do campus, em Florianópolis. Suspeitos armados invadiram o carro do estudante e só o soltaram em uma região de mata em Capoeiras, região continental da cidade. O caso aconteceu na quinta-feira (5). A PM (Polícia Militar) aponta o relato como “isolado”.

O estudante de medicina, que não quis se identificar, disse que foi assaltado quando deixou um prédio do CCB (Centro de Ciências Biológicas), em frente ao Colégio Aplicação. Ele teria sido abordado por um trio.
“Eu estava terminando a minha monitoria voluntária. Quando deu 20h, eu sai do Anatômico [prédio de anatomia do curso de Medicina] e fui até meu carro no estacionamento. Um homem me abordou, anunciou o assalto e eles me levaram de carro até Capoeiras, onde me largaram no mato”, conta.

Segundo ele, no caminho, os bandidos ainda o obrigaram a fazer um PIX pelo celular de R$ 402. Depois eles o soltaram em uma região de mata. Os suspeitos também levaram seu notebook, celular e carro, além de pertences pessoais.
O estudante conseguiu acionar a polícia com a ajuda de uma moradora. Do dia do assalto até esta segunda-feira (9), ele já recuperou o veículo e o computador. O acadêmico não revelou quando teve seus bens recuperados nem a localização onde foram achados. Ele diz que registrou Boletim de Ocorrências na Polícia Civil, mas também não informou a data. A corporação não retornou aos contatos da reportagem.
“A gente nunca acha que vai acontecer com a gente. Já ouvi histórias, mas nunca comigo. Era até uma questão de tempo. São vários relatos de furtos ali no Anatômico, e na própria UFSC. Eles levam pias, objetos, fios. Comigo eu nunca esperava”, conta.
Insegurança na UFSC 5h2f3u
Para o secretário de Segurança Institucional da UFSC, Leandro Luiz de Oliveira, faltam profissionais pra realizar o serviço de monitoramento com mais assertividade. As câmeras da UFSC não registraram o crime contra o estudante de medicina.
“Temos um campus com monitoramento eletrônico e serviço de rondas com viaturas próprias pra cuidar da segurança patrimonial e das pessoas. Mas carecemos de pessoal para isso. Tratamos esse assunto com o governo federal recentemente porque precisamos ajustar esse contingente”, afirmou o secretário.

Segundo Oliveira, uma possível insegurança no campus aumenta com os problemas no entorno dele, principalmente com relação ao roubo de fiação elétrica, que deixa trechos da universidade às escuras.
“Nós temos muitas conversas com a PM, por conta das rondas no entorno, e estamos tentando alinhar as forças para evitar essas ocorrências graves, como esse sequestro a mão armada. Sobre a iluminação, estamos estudando reposição de holofotes e mudança de fiação para evitar esse problema dos furtos de cabos”, destacou.
Em nota divulgada nesta segunda-feira, a universidade afirmou que presta solidariedade e apoio ao estudante sequestrado, e que, em reunião, decidiu adotar uma série de medidas para aumentar a segurança do campus.
- Novas contratações de pessoal, com um novo posto de moto-segurança autorizado pelo reitor para reforçar a circulação em locais mais desprotegidos. Novos postos de portaria e segurança estão sendo estudados, bem como a ampliação de contratos com moto-segurança.
- Reuniões com um especialista em iluminação pública e a recuperação de um projeto apresentado em 2013, para corrigir e ampliar a iluminação em setores mais críticos do campus.
- A retomada das reuniões com o Comando da Polícia Militar visando alinhar necessidades com a ação dos agentes de segurança.
- A criação de uma Comissão de Segurança com a finalidade de propor sugestões, avaliar medidas e, portanto, contribuir com ações emergenciais e a longo prazo, para garantir a segurança do patrimônio público, e principalmente a vida das pessoas.
PM diz que sequestro foi um “caso isolado” 5g37t
Em nota, o 4º Batalhão da PM na capital informou que, desde o início do ano de 2023, foram reportadas apenas quatro ocorrências de furto e três ocorrências de roubo na região da UFSC.
“Estes índices evidenciam um cenário de segurança altamente favorável. Esses números, considerados baixíssimos, refletem o trabalho contínuo e dedicado da Polícia Militar, que patrulha diariamente o campus e suas imediações”, afirmou a corporação.
Sobre o sequestro do estudante de medicina, a PM informou que essa “foi uma situação isolada e não representa uma tendência”.

UFSC pede para estudantes evitarem descuidos 4b45d
Assim como a PM, o secretário de Segurança Institucional da UFSC ressalta a necessidade da comunidade acadêmica manter vigilância, principalmente durante a noite, e evitar descuidos. Para ele, os mesmos crimes que acontecem fora da universidade, podem facilmente se repetir dentro dela.
“Vale reforçar o cuidado com seus pertences. Não deixar celular, notebook em qualquer lugar sem supervisão, nem dentro dos veículos, porque acaba atraindo a ação criminosa. Com relação às bikes, os alunos devem reforçar os cadeados e também não deixá-las em qualquer ponto”, informa o secretário.