Menos de um mês após o incêndio que destruiu uma estrutura histórica na rua XV de Novembro, no Centro de Blumenau, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina divulgou o laudo referente ao caso, nesta segunda-feira (17).

Os peritos dos bombeiros concluíram que o incêndio teve origem acidental decorrente de fenômeno termoelétrico, que iniciou na fiação elétrica do “entrepiso” (espaço entre o assoalho do pavimento superior e o forro do pavimento inferior) de uma das salas comerciais da estrutura. O segmento conectava a condensadora à evaporadora do ar condicionado.
As chamas atingiram ao menos oito estabelecimentos comerciais. Uma das lojas registrou mais de R$ 500 mil em prejuízo. Apesar das grandes proporções do incêndio, não houve vítimas na ocorrência.
A estrutura histórica possui seguro contra incêndio, o que irá contribuiu para a recuperação do local.
Causa do incêndio foi divulgada após perícia 2x5b2n
A perícia para indicar a causa do incêndio iniciou logo após a extinção do fogo. A operação de combate contou com 39 profissionais, incluindo bombeiros militares, comunitários e voluntários dos quartéis de Blumenau, Gaspar, Timbó e Indaial.
Conforme dados do Corpo de Bombeiros Militar, foi preservado 40,39% do patrimônio, equivalente a aproximadamente R$ 4 milhões em bens que foram salvos.
Cerca de 250 mil litros de água foram utilizados para extinguir as chamas e garantir a segurança do local. Foi a primeira vez que o Corpo de Bombeiros Militar utilizou a nova viatura com auto escada mecânica, que auxiliou as equipes no combate às chamas.