Alunas de medicina negam deboche à paciente morta após transplante: ‘Nem sabíamos o seu nome’ 4y5b6u

Em pronunciamento feito em vídeo, alunas da Faculdade de Medicina da USP negam insensibilidade e lamentam morte de Vitória, de 26 anos; polícia investiga possível injúria 3w352

As estudantes de medicina Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeira Soares Foffano se pronunciaram após polêmicaEstudantes de medicina se pronunciaram em vídeo após polêmica com paciente transplantada – Foto: Reprodução/ND

As estudantes de medicina Gabrielli Farias de Souza e Thaís Caldeira Soares Foffano se pronunciaram em vídeo neste domingo (13) sobre a polêmica envolvendo uma paciente transplantada do Incor (Hospital das Clínicas da USP). Elas foram acusadas de terem feito comentários inadequados sobre o caso.

No vídeo, Thaís Foffano afirma que as alunas não sabiam o nome completo da paciente, Vitória Chaves da Silva. Ela também reforça que não tiveram o a imagens da transplantada e nem as divulgaram.

“Estamos vindo a publico para dizer à família que nós realmente sentimos pela perda. E deixar claro que nossa intenção jamais foi expor. A única intenção do vídeo foi demonstrar surpresa por um caso clínico raro que tomamos conhecimento dentro de um ambiente de prática e aprendizagem médica”, disseram.

Gabrielli de Souza explica que o vídeo postado no TikTok tinha como único objetivo destacar um “caso clínico raro” vivenciado durante o aprendizado médico. Ambas expressaram pesar pela morte de Vitória e enviaram condolências à família.

Alunas foram acusadas de insensibilidade por vídeo sobre paciente transplantadaEstudantes foram acusadas de zombar de paciente que teria realizado três transplantes de coração – Foto: Reprodução/ND

A defesa das estudantes de medicina já havia divulgado uma nota negando qualquer deboche ou falta de empatia. “Nosso compromisso com a vida, a dignidade humana e os princípios éticos da medicina permanece inabalável”, diz o documento.

Elas argumentaram que a condição rara da paciente despertou “curiosidade acadêmica”, levando a reflexões sobre aspectos técnicos inéditos. Ainda assim, reconheceram o erro de expor detalhes do caso nas redes sociais.

Confira o vídeo com posicionamento das estudantes de medicina j4q5j

Alunas de medicina afirmam que não tiveram a intenção de expor a paciente, mas apenas mostrar um caso clínico raro – Vídeo: Reprodução/ND

Polícia investiga possível injúria no caso das estudantes de medicina 4172

A Polícia Civil abriu inquérito para apurar se houve injúria, crime com pena de seis meses a um ano de detenção. O delegado Marco Antônio Bernardo, do 14º DP (Pinheiros), afirmou que o caso deve ser encaminhado ao Ministério Público sem denúncia.

“Imagino que o MPSP não irá oferecer denúncia contra as estudantes, porque elas não são criminosas, mesmo com o erro que cometeram”, disse. O vídeo que viralizou mencionava os três transplantes cardíacos de Vitória, fato que ajudou a família a identificar a paciente.

Dias depois da publicação, a paciente morreu. Em um momento do vídeo, uma das estudantes diz: “Ela acha que tem sete vidas"});// Remover os listeners após a execução document.removeEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.removeEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);}document.addEventListener('click', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('touchstart', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('mousemove', loadTaboolaConfig);document.addEventListener('keydown', loadTaboolaConfig);});

+

Segurança 5wu4o

Segurança

VÍDEO: PM flagra casa com mais de 20 máquinas caça-níquel funcionando em SC 5x3k73

Ação policial revela casa supostamente equipada para jogos de azar em Itajaí; máquinas caça-níquel s ...

Segurança

Homem que matou atendente de conveniência por ciúmes em Florianópolis é condenado a 14 anos 2y5n6v

Acusado e vítima se relacionavam com a mesma pessoa; réu confessou em depoimento que o assassinato e ...

Segurança

‘Uísque para relaxar’: padre é investigado por embebedar e estuprar garoto em SP 181d5e

Abuso sexual teria ocorrido após o padre convidar o adolescente de 16 anos para jantar em Indaiatuba ...

Segurança

Corpo localizado em praia pode ser de turista argentino desaparecido em Florianópolis 4m496j

José María Alday, de 70 anos, desapareceu depois que saiu para fazer um eio em direção à trilha ...